segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Máscaras transparentes ajudam num regresso às aulas inclusivo

Com o início do ano letivo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou o uso obrigatório de máscaras para alunos a partir do 2.º ciclo e o uso fortemente recomendado para alunos do 1.º ciclo. Contudo, a máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica dita normal pode ser um entrave à comunicação com alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente alunos surdos, sendo necessária uma solução de proteção alternativa contra a Covid-19.

Segundo um estudo da revista científica Ear and Hearing, as máscaras transparentes facilitam a compreensão do discurso para pessoas com audição normal e melhoram em 10% a compreensão da linguagem no caso das pessoas surdas.

Já em 2020, num inquérito da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), 13,7% dos professores questionados alertava que professores e alunos deveriam usar máscaras transparentes para facilitar a compreensão da Língua Gestual Portuguesa.

As máscaras transparentes surgem, assim, como uma alternativa ao ensino inclusivo para todas as idades, permitindo a professores, auxiliares educativos e outros profissionais da área da educação comunicar de forma mais explícita com todos os alunos, em especial com alunos surdos.

“Está provado que as máscaras transparentes facilitam a compreensão entre todos. Numa altura em que não queremos voltar a ter aulas a partir de casa, é essencial munir alunos e professores das melhores ferramentas para comunicarem sem entraves”, sublinha Ricardo Correia, representante e distribuidor da Xula Mask em Portugal.

A Xula Mask é a primeira máscara social transparente, criada em plena pandemia, para facilitar a leitura labial.

Recentemente, a Xula Mask associou-se à FPAS - Federação Portuguesa das Associações de Surdos e atribui um desconto de 10% à comunidade surda na compra de máscaras transparentes, doando ainda 1 euro por cada unidade vendida em Portugal.

Esta máscara é inclusiva, pois foi concebida para pessoas surdas que precisam de ler os lábios. É ainda essencial para pessoas autistas, com demência senil ou doença de Alzheimer que ficam facilmente desorientadas quando não podem ver o cuidador.(...)

Fonte: Recebido por correio eletrónico

Sem comentários: