quarta-feira, 29 de setembro de 2021

OrCam Technologies marca Regresso às Aulas com doação de OrCam Read a estudante disléxica do Politécnico de Leiria

A OrCam Technologies, empresa israelita especialista em tecnologia baseada em inteligência artificial para pessoas que são cegas, disponibilizou a uma aluna da licenciatura de Comunicação e Media da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, o dispositivo OrCam Read, um novo produto que pretende ajudar as pessoas com dificuldades de visão ou de leitura a ler. O aparelho está desenhado para pessoas com dificuldades de leitura derivadas de fadiga, dislexia, afasia ou outras condições, bem como para pessoas que leem grandes quantidades de texto.

Para auxiliar a Joana Gonçalves no regresso às aulas e de forma que a estudante tenha mais apoio nos seus estudos, ser-lhe-á disponibilizado um OrCam Read para a acompanhar. A estudante, com dificuldades em compreender as palavras ao ler em silêncio, vai beneficiar da função de leitura em voz alta do aparelho, algo que facilitará a sua compreensão. Para ler em silêncio nas aulas e durante os exames, bastará conectar os auriculares ao dispositivo.

A mesma tinha tido conhecimento da existência do produto através do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da ESECS do Politécnico de Leiria, onde um aparelho está disponível para ser testado pelas pessoas com deficiência visual e baixa visão, que podem recorrer ao CRID e ficarem a conhecer as suas potencialidades. (…)

Fonte: Informação recebida por correio eletrónico

Sem comentários: