quarta-feira, 16 de junho de 2021

Jerónimo Martins e Universidade de Aveiro assinam protocolo para inclusão no meio académico e no mercado de trabalho

O Grupo Jerónimo Martins e a Universidade de Aveiro assinaram hoje um protocolo para o desenvolvimento do curso “Programa Individual de Estudos Multidisciplinares”, um projeto pioneiro focado na inclusão plena de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) no meio académico e no mercado de trabalho. O programa tem início em outubro 2021 e contempla uma dimensão académica e uma dimensão profissional, com uma formação prática em contexto de trabalho.

Estudantes com DID que, pela via tradicional, após frequência da escolaridade obrigatória não teriam acesso ao Ensino Superior, terão, através deste projeto, a oportunidade de frequentar um programa lecionado na Universidade de Aveiro, com a duração de dois anos letivos e que inclui dois estágios no Grupo Jerónimo Martins, em ambiente real de trabalho: um estágio após o 1.º ano curricular e um outro de conclusão do programa, no final do 2.º ano. Na componente curricular do curso, os estudantes estudarão lado-a-lado com os seus pares universitários, em turmas regulares, sendo acompanhados por um coordenador-tutor e usufruindo dos serviços e apoios que a Universidade de Aveiro disponibiliza a todos os seus alunos, numa perspetiva inclusiva e emancipatória, assente na crescente autonomia dos alunos e contingente com as competências e necessidades de cada um. Trata-se, assim, de um programa duplamente inclusivo: no meio académico e no mercado de trabalho.

O apoio do Grupo Jerónimo Martins traduz-se no financiamento do coordenador-tutor e das propinas dos alunos, na colaboração na fase de candidatura e seleção dos alunos, no acompanhamento e monitorização, e nos dois momentos de estágio. O Grupo une-se, assim, uma vez mais, à Universidade de Aveiro, num projeto pioneiro para a aproximação entre os meios universitário e empresarial, desta vez no âmbito da inclusão.

Para Pedro Soares dos Santos, presidente do Grupo Jerónimo Martins, “as empresas são chamadas cada vez mais a assumir a responsabilidade perante a sociedade de darem um contributo positivo e serem parte da solução, nomeadamente no que diz respeito ao desafio de incluir pessoas com maior vulnerabilidade no mercado de trabalho e na vida ativa”.

Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, considera que “uma Universidade verdadeiramente inclusiva garante a todos os seus estudantes o acesso ao conhecimento e o acesso ao trabalho. A Universidade de Aveiro tem garantido o acesso ao conhecimento de estudantes com necessidades especiais, ajustando as suas condições de estudo e vivência académica. A colaboração com o Grupo Jerónimo Martins permite ir mais longe e garantir o acesso ao trabalho, a valorização e a integração profissional. É com grande satisfação que formalizamos esta colaboração pioneira em Portugal, rumo a uma sociedade mais inclusiva e coesa”.

Sobre o Grupo Jerónimo Martins

Jerónimo Martins é um grupo internacional baseado em Portugal, que opera na distribuição alimentar e em sectores de retalho especializado, estando presente em Portugal, Polónia e Colômbia, com um total de mais de 4.400 lojas e um universo de colaboradores que supera os 118.000.

A sua principal atividade – a distribuição alimentar – é desenvolvida em Portugal, através dos supermercados Pingo Doce e das lojas Recheio Cash & Carry; na Polónia, com as lojas alimentares Biedronka; e na Colômbia, com as lojas de proximidade Ara.

Com uma experiência alimentar de mais de 225 anos, procura responder às necessidades e expectativas dos cerca de cinco milhões de consumidores que diariamente visitam as suas lojas, oferecendo-lhes propostas de valor assentes em qualidade a preços competitivos. Ocupa a 50ª posição no ranking global dos maiores retalhistas mundiais, segundo o estudo anual “Global Powers of Retailing 2020”, realizado pela consultora Deloitte. Na categoria dos retalhistas alimentares, Jerónimo Martins é o 33.º maior do mundo e o 16.º maior da Europa, estando listado em mais de 90 índices internacionais de sustentabilidade.

Desde 2015, que o Grupo tem implementado o Programa Incluir, que tem como objetivo a empregabilidade de pessoas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho - entre as quais, pessoas com deficiência - no âmbito do qual esta parceria se insere.


Para mais informações contactar:

Grupo Jerónimo Martins
Rita.fragoso@jeronimo-martins.pt | Tel: +351 93 804 50 14
Nuno.abreu@jeronimo-martins.com | Tel: +351 93 804 02 44

Universidade de Aveiro
Pedro.farias@ua.pt | Tel: +351 96 694 09 34

Fonte: Recebido por correio eletrónico

Sem comentários: