segunda-feira, 7 de junho de 2021

Chegou a Portugal o LEGO Braille Bricks — o brinquedo ideal para crianças cegas

A Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), apresentou esta terça-feira, 1 de junho, no Dia Mundial da Criança, o jogo LEGO Braille Bricks, que foi criado especialmente para crianças invisuais ou com problemas de visão.

Ao contrário dos outros sets da LEGO, os Braille Bricks não são comercializados e destinam-se apenas a escolas ou instituições que ensinam Braille a alunos com deficiência visual. O kit da LEGO ensina este sistema de leitura de uma forma lúdica e divertida, trazendo assim uma maior igualdade e diversidade ao ensino português.

Cada conjunto inclui um total de 340 peças com o alfabeto português, os números de 0 a 9, sinais matemáticos, sinais de pontuação e três bases. As peças incluem também uma identificação com tinta, para permitir a união e mais brincadeiras entre miúdos invisuais com o resto da turma.

Trata-se de uma iniciativa realizada entre a Fundação LEGO e organizações e entidades que representam as pessoas com deficiência visual de diferentes países como Dinamarca, Brasil, Reino Unido, Noruega e, agora, Portugal.

Fonte: NIT

Sem comentários: