sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Software de fala de Stephen Hawking está disponível gratuitamente

A Intel acabou de lançar o mesmo sistema de voz utilizado por Stephen Hawking como um software de código livre. Dessa maneira, a companhia acredita que os desenvolvedores vão expandir o uso da aplicação e descobrir novas formas de utilizar a tecnologia.

Chamado de Assistive Context-Aware Toolkit (ACAT), a ferramenta permite que os usuários usem computadores com poucos movimentos físicos — tanto que ela foi desenvolvida para Hawking, que possui esclerose lateral amiotrófica (ALS). O físico usava o ACAT para transformar os movimentos faciais em texto e, posteriormente, voz.

"Nossa esperança é que, ao deixar a plataforma configurável em código livre, os desenvolvedores vão continuar expandindo o sistema e adicionando novas interfaces para os usuários, novas modalidades de sensibilidade, predição de palavras e outros recursos", comentou Sai Prasad, dono do ACAT, no site da Intel.

A ferramenta é constituída por três partes: um sensor infravermelho ou uma webcam que detecta os movimentos faciais, uma interface que seleciona letras para formar palavras e um software de predição para entender a mensagem que o usuário deseja passar.

O ACAT é gratuito e está disponível apenas para PCs. É importante notar que o código livre não é voltado para os usuários finais, mas sim para desenvolvedores. O link para download está aqui (ele também inclui um guia de uso com técnicas avançadas de navegação).

Fonte: TecMundo por indicação de Livresco

Sem comentários: