domingo, 7 de junho de 2015

"Cérebro meu": reportagem sobre o assustador aumento de crianças diagnosticadas com a perturbação de hiperatividade com défice de atenção

"Cérebro meu" é uma reportagem sobre o assustador aumento do número de crianças diagnosticadas com a perturbação de hiperatividade com défice de atenção.
Esta doença afeta sobretudo crianças em idade escolar que revelam ser demasiado desatentas, desconcentradas e desobedientes.
Para contrariar este comportamento, são prescritos medicamentos cuja substância ativa é uma droga que atua ao nível do sistema nervoso central. 
Em 10 anos os medicamentos para esta doença aumentaram as vendas em 1100%.
Mas nem todos os casos estão bem diagnosticados.
Ao longo de 5 anos acompanhamos o processo do Duarte. Durante este tempo, Duarte andou a tomar esta substância, mas afinal não tem hiperatividade com défice de atenção.
Então, o que poderá acontecer ao cérebro de uma criança que andou a tomar uma droga para uma perturbação que não tem?
Todas as respostas estão na reportagem "Cérebro meu", um trabalho da autoria da jornalista Mafalda Gameiro, com imagem de Mário Piteira e edição de imagem de António Nunes.
A pesquisa é de Rita Rodrigues e a produção de Cristina Godinho. 
O "Linha da Frente" está de regresso, um dos espaços mais premiados e mais vistos da televisão portuguesa. Com coordenação da jornalista Mafalda Gameiro, todas as semanas uma realidade diferente.

Com reportagem em vídeo.

Fonte: RTP

Sem comentários: