segunda-feira, 11 de junho de 2012

Novas e Velhas Desigualdades Sociais e Educacionais: Outros Dilemas e Desafios para Educadores e Comunidades? - VII Curso de Verão

Durante os próximos dias 19 a 21 de julho tem lugar o VII Curso de Verão, Círculo de Saberes 2012, Novas e Velhas Desigualdades Sociais e Educacionais: Outros Dilemas e Desafios para Educadores e Comunidades? orientado por Almerindo Afonso, Carlos Estevão, Emília Vilarinho, Fátima Antunes, Virgínio Sá.

Esta iniciativa é particularmente dirigida a professores dos vários ciclos de ensino, técnicos de educação, responsáveis autárquicos, docentes e formadores das diversas modalidades de educação e formação e atividades educativas em contexto escolar, membros de órgãos de Direção e Gestão de Escolas e Agrupamentos e de organismos da administração da educação, pais e encarregados de educação, animadores educativos e culturais, membros e dirigentes associativos e sindicais envolvidos na educação.

Este Curso tem como objetivos:
- Discutir os conceitos de exclusão e de desigualdades nos trabalhos de investigação de alguns sociólogos, e problematizar as suas implicações para o campo da educação e da ação pedagógica

- Examinar lógicas e processos mobilizados pelas escolas nos momentos em que efetivam decisões organizacionais, nomeadamente, quanto à constituição das turmas e à gestão de determinados recursos.

- Analisar certas estratégias de investimento escolar das famílias, materializadas, por exemplo, em 'escolhas' diversas e no recurso a 'explicações'.

- Problematizar o papel das políticas educativas municipais, no quadro da transferência de poderes para o nível local e identificar novos modos de governo da educação.

- Analisar as potencialidades e constrangimentos de políticas e dinâmicas socioeducativas municipais e locais, comprometidas com a prestação de um serviço público de educação formal e de educação não-formal, numa perspectiva de educação ao longo da vida e de desenvolvimento local.

- Debater diferentes gramáticas de justiça educativa, tendo em consideração sobretudo as tensões e os dilemas com que o conceito de justiça social se confronta atualmente, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista normativo.

Documentos adicionais:
Cartaz - VII Curso de Verão 2012, Universidade do Minho: Cartaz_VIICursoVerao_CirculoSaberes2012.jpg (2170,85KB)
Folheto informativo - VII Curso de Saberes 2012, Universidade do Minho: Folheto_VIICursoVerao_CirculoSaberes2012.pdf (880,31KB)

In: DREC

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