quinta-feira, 21 de junho de 2012

Formação em Epilepsia para profissionais de educação

A EPI-APFAPE – Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia, é uma instituição particular de solidariedade social, de âmbito nacional de e para pessoas com epilepsia que trabalhará na melhoria da qualidade de vida destas e das pessoas que cuidam delas.

Neste sentido, vem por este meio dar a conhecer a sua excelência o Projeto Escola Amiga da EPI.

O Projeto ESCOLA AMIGA DA EPI pretende dotar as Escolas de Ensino do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos Regular e Ensino Secundário, bem como, Escolas de Ensino Especial de condições adequadas para integrar alunos com epilepsia. Face à pouca formação dos agentes educativos e dos estudantes sobre a epilepsia pretende-se a implementação de um Programa de Intervenção nos Agrupamentos de Escolas composto por:

- Formação em Epilepsia para profissionais de educação;

- Formação em Epilepsia para a turma do aluno com epilepsia.

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 50.000 pessoas com epilepsia. Todos os anos surgem cerca de 5000 novos casos, na sua maioria crianças e adolescentes. Embora muitas crianças com epilepsia não revelem dificuldades no desenvolvimento psicossocial e cognitivo, alguns estudos indicam que a epilepsia pode estar associada a problemas de comportamento e aprendizagem.
Estas dificuldades são frequentemente ampliadas pelo preconceito e pelo estigma que derivam do desconhecimento sobre a doença e do desconforto perante as crises epilépticas.
A sensibilização para a epilepsia no contexto escolar revela-se especialmente importante pois é na escola que as crianças passam a maior parte do seu tempo e desenvolvem as competências psicossociais.

Para além disso, sabe-se que professores bem informados sobre a epilepsia poderão ser mais capazes de potenciar o desempenho dos alunos com epilepsia, de desfazer crenças e mitos profundamente errados sobre a doença e de mitigar os efeitos do estigma, usando a influência significativa que têm sobre os alunos para lhes transmitir conhecimentos e atitudes adequadas face à doença.

Os professores podem ter ainda um papel ativo no diagnóstico precoce da epilepsia e no acompanhamento dos alunos com epilepsia, fornecendo aos pais e médicos assistentes informações sobre os tipos de crises e aspetos do comportamento que podem estar associados à medicação anti-epiléptica e ou impacto psicoafetivo.

Documentos adicionais:
Folheto Informativo - Projecto ESCOLA AMIGA DA EPI: FolhetoDivulgacao_Epilepsia.pdf (971,84KB)
Ficha de pedido de Ação de (IN)Formação - Projeto ESCOLA AMIGA DA EPI: FichaInscricao_Epilepsia.pdf (180,71KB)
In: DREC

Sem comentários: