segunda-feira, 26 de março de 2012

Alterações à estrutura curricular dos ensinos básico esecundário

Segundo noticiam os jornais online, neste caso o jornal I, existem medidas a introduzir já no próximo ano letivo.


Os alunos do quarto ano vão passar a realizar provas finais a partir do ano letivo de 2012/2013, anunciou hoje o ministro da Educação, Nuno Crato.

De acordo com o ministro, que hoje apresentou a versão final da revisão da estrutura curricular do ensino básico e secundário, as notas daquelas provas deverão valer cerca de 30 por cento na classificação do aluno no fim do ano letivo.

Nuno Crato afirmou que esta decisão ainda não está tomada, mas que deverá ser “muito provavelmente” idêntica à estabelecida para o 6º ano.

Com base na postura assumida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) relativamente às alterações inesperadas introduzidas nas orientações dos exames nacionais, sobretudo ao nível da realização das provas de exame do 6º ano, espero, sinceramente, que a primazia exacerbada do domínio do conhecimento seja moderadamente ponderada, criando alguma margem de flexibilidade e de adequabilidade quanto aos alunos com necessidades educativas especiais. Infelizmente, parece estarmos a retroceder ao velho paradigma da escola tradicional, completamente antagónico da educação inclusiva.

Atualização: Comunicado do MEC sobre a Revisão da Estrutura Curricular

Sem comentários: