sábado, 10 de março de 2012

Cães-guia ajudam crianças surdas no Reino Unido

Uma instituição de solidariedade do Reino Unido deu início, o ano passado, a um projeto piloto para fornecer cães-guia a crianças com problemas de audição. A Hearing Dogs for Deaf People já colocou 12 destes amigos de quatro patas especiais em diferentes famílias e os animais têm ajudado a transformar vidas.

Uma delas é a de James Cheung, um menino surdo de 11 anos a quem foi entregue um labrador que se tornou no seu melhor amigo. O cão, Kurt, alerta-o quando precisa de acordar de manhã, avisa-o em situações de perigo - como um alarme de incêndios que dispara - e pede-lhe que o siga quando a mãe o chama até outra divisão da casa.

"Se estou a cozinhar no andar de baixo só preciso de fazer sinal ao Kurt e ele chama o James, que o segue. Assim não tenho de subir e descer as escadas sempre que quero chamá-lo", explica a mãe da criança, Louise Cheung, à BBC. 

Segundo a progenitora, o comportamento de James mudou muito depois da chegada do animal, que veio facilitar a vida diária da família, tornando o menino mais feliz e independente. "Estou surpreendida com o que um animal é capaz de fazer por um ser humano. O James também tinha problemas de fala mas está mais confiante, a sensação de isolamento diminuiu", acrescenta. 

Kurt foi treinado para responder a certos sons e ordens e o seu mais pequeno dono faz questão de frisar que já não consegue imaginar a sua vida sem ele. "Adoro o meu cão. Ele é o meu melhor amigo", diz James.

À semelhança do que aconteceu com este menino britânico, a Hearing Dogs for Deaf People agraciou outras onze famílias com um novo membro e em todas o sucesso tem sido visível. Segundo a BBC, todas as crianças envolvidas no projeto passaram a dormir melhor, ganharam confiança e dizem sentir-se mais seguras.

Sem comentários: