quarta-feira, 10 de março de 2010

Provas de Aferição do Ensino Básico: condições especiais de realização

A Norma para as Provas de Aferição do Ensino Básico, para o ano de 2010, contempla o capítulo VII à realização das provas de aferição por alunos com necessidades educativas especiais.

5 comentários:

nelya disse...

Boa tarde de João. Tenho algumas dúvidas relativamente ás provas de aferição e espero que me possa ajuda. Então lá vai:
Alunos com Nee podem ser dispensados de provas de aferição se não reunirem condições certo? Mas que condições? Eu tenho alunos com défice cognitivo no 4º e 6º ano de escolaridade em adequações curriculares, que embora tenham evoluido no seu PEI, ainda não têm as competencias pedagógicas necessárias para a realização da prova. Ainda não passaram para CEI, uns porque os pais não concordaram, e outros porque achamos muito redutora, para já essa medida. Agora pergunto, o que posso argumentar para que não façam a prova?
Obrigada e desculpa

João Adelino Santos disse...

Nelya
Ainda não li com o cuidado necessário as orientações para a realização das provas de aferição. Mais tarde darei a minha opinião!
Obrigado
Abraço

João Adelino Santos disse...

Olá Nelya
Só os alunos NEE que beneficiam de CEI não realizam as provas de aferição.
Todos os restantes devem realizá-las, execptuando se não for possível criar as condições para tal.
Há um aspecto imprtante, os alunos NEE são identificados nas listagens e não são considerados para apurar a média da escola/agrupamento.
Atendendo a que os resultados não interferem na avaliação sumativa dos alunos, há quem os "aconselhe" a faltar nesses dias...
Não concordo muito, pelo motivo que já referi da não implicação, quer na avaliação do aluno, quer na média da escola. Por outro lado, como se refere à atitude dos pais, os resultados obtidos são mais um indicador externo, independente, sobre o estado do aluno, sobre o desenvolvimento das competências avaliadas, podendo servir para consciencializar alguns pais acerca da necessidade de reajustar as medidas educativas.
Espero ter ajudado!
Volte sempre
Abraço

nelya disse...

Olá João. Muito obrigada pelo esclarecimento. Obrigada e um abraço,nelya

nelya disse...

Olá João. Muito obrigada pelo esclarecimento. Obrigada e um abraço,nelya