quinta-feira, 15 de maio de 2008

Desabafo


Sinto-me cansado!

Não pelos papeis que diariamente vão caindo na minha sala de trabalho: fichas de referenciação; pedidos de avaliação psicológica; pedidos de avaliação por um terapeuta da fala; legislação para analisar e tentar implementar; fichas de avaliação de desempenho para elaborar, discutir e apresentar; bases de dados da DGIDC para preencher e enviar no prazo de horas; etc, etc, etc... Sempre se vão despachando...

No entanto, debato-me com problemas para os quais as estruturas educativas não dão resposta (mas "exigem" que se cumpram!).

Como recorrer a um psicólogo, se não existe no Agrupamento nem os pais têm possibilidade de suportar a despesa de uma consulta privada?

Como recorrer a um terapeuta da fala, se não existe no Agrupamento e os pais não conseguem pagar uma consulta privada?

Que fazer com os alunos que necessitam de terapia da fala e acompanhamento psicológico mas, porque não apresentam necessidades educativas especiais de carácter permanente (NEE), a Segurança Social não comparticipa as despesas decorrentes dessas sessões?

Onde estão os meios e os recursos de que necessitamos para dar cumprimento aos procedimentos impostos pelo Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro?

Sinto-me cansado!

Aceitam-se sugestões!

João Santos

Sem comentários: