INCLUSO

Espaço de debate, informação, divulgação de atividades, partilha de documentos e troca de experiências relacionados com a inclusão, a educação inclusiva e as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão

sábado, 17 de julho de 2021

Roteiros “Escola + 21/23”

ROTEIRO – SEMESTRALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR
Calendário escolar (Eixo: Ensinar e Aprender / Domínio: 1.2. + Autonomia Curricular)

ROTEIRO – PROMOÇÃO DE ABORDAGENS CURRICULARES INTERDISCIPLINARES
Aprender Integrando (Eixo: Ensinar e Aprender / Domínio: 1.2. + Autonomia Curricular)

ROTEIRO – AVANÇAR RECUPERANDO
Avançar recuperando (Eixo: Ensinar e Aprender / Domínio: 1.2. + Autonomia Curricular)

ROTEIROS DE ORGANIZAÇÃO DE EQUIPAS EDUCATIVAS
Constituição de equipas educativas (Eixo: Ensinar e Aprender / Domínio: 1.2. + Autonomia Curricular)

ROTEIROS DE ORGANIZAÇÃO DE TURMAS DINÂMICAS
Turmas dinâmicas (Eixo: Ensinar e Aprender / Domínio: 1.2. + Autonomia Curricular)

ROTEIRO – COMEÇAR UM CICLO
Começar um ciclo (Eixo: Ensinar e Aprender / Domínio: 1.2. + Autonomia Curricular)

Fonte: Blog DeArLindo
Publicada por João Adelino Santos à(s) sábado, julho 17, 2021
Etiquetas: Política educativa, Sucesso escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Eu!

Perfil de João Adelino Santos
João Adelino Santos's Facebook Profile
Cria o Teu Crachá

Acerca de mim

João Adelino Santos
Ver o meu perfil completo

No mundo, estamos...

Pesquisar neste blogue

Estamos nesta página...

tracker

Seguidores

Espaço de debate...







Documentos de trabalho

  • Avaliação e Intervenção na Área das NEE
  • Declaração de Salamanca
  • Educação Inclusiva: da retórica à prática
  • Guia Orientador de Apoio ao Processo de Elegibilidade para Efeiros de Aplicação de Medidas Especiais de Educação
  • Manual de Apoio à Prática
  • Regime jurídico da educação inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018)
  • Transição da Escola para o Emprego

Etiquetas

  • Família (1)
  • Acessibilidades (850)
  • Autismo (337)
  • Avaliação de desempenho (115)
  • Avaliação e intervenção na área das NEE (785)
  • Bilinguismo (4)
  • Bullying (133)
  • Cérebro (3)
  • CIF (44)
  • Comportamento adaptativo (8)
  • Concurso (70)
  • Currículo (336)
  • Défice cognitivo (9)
  • Deficiência mental (67)
  • Deficiência visual (316)
  • Departamento de Educação Especial (466)
  • Dificuldades de aprendizagem (22)
  • Discalculia (21)
  • disgrafia (7)
  • Dislexia (136)
  • Displasia (2)
  • Dispraxias (1)
  • Distonia (1)
  • Distúrbios graves de atenção (128)
  • Doença celíaca (1)
  • Doenças degenerativas (4)
  • Doenças genéticas (4)
  • Doenças raras (52)
  • Enurese (2)
  • Epilepsia (12)
  • Esclerose múltipla (14)
  • Espasticidade (2)
  • Espinha bífida (5)
  • Família (674)
  • Fibromialgia (3)
  • Formação (653)
  • Formulários (10)
  • Hiperactividade (152)
  • Inclusão (2636)
  • Intervenção precoce (30)
  • Intrvenção precoce (11)
  • Linguagem (147)
  • Mieloma (1)
  • Multideficiência (16)
  • Nanismo (1)
  • Neurofibromatose (2)
  • Neurologia (92)
  • Papel da Educação Especial (655)
  • Paralisia cerebral (49)
  • Paraplegia (18)
  • Pedagogia (447)
  • Política educativa (3311)
  • Professores (1168)
  • Programa Educativo Individual (21)
  • Projectos (52)
  • Qualificação de jovens com NEE (8)
  • Regime jurídico autonomia administração e gestão (49)
  • Regime jurídico Educação Especial (75)
  • Serviços de psicologia e orientação (432)
  • Síndroma de Down (43)
  • Síndrome de Asperger (38)
  • Sobredotados (78)
  • Solidariedade (308)
  • Sucesso escolar (1218)
  • Surdez (196)
  • Terapias (5)
  • Tetraplegia (11)
  • TIC e alunos com NEE (232)
  • Transição para a vida activa (449)
  • Trissomia 21 (26)

Algumas páginas de interesse

  • Ajudas.com
  • As Necessidades Educativas Especiais
  • Desordem por Défice de Atenção e Hiperactividade
  • Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil
  • DISLEXIA - Do diagnóstico à Intervenção
  • Educação Especial
  • Instituto Nacional para a Reabilitação
  • Tecnologias para a Educação Especial

Arquivo do blogue

  • ►  2025 (289)
    • ►  dezembro (10)
    • ►  novembro (22)
    • ►  outubro (29)
    • ►  setembro (19)
    • ►  agosto (25)
    • ►  julho (25)
    • ►  junho (20)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (26)
    • ►  fevereiro (28)
    • ►  janeiro (34)
  • ►  2024 (264)
    • ►  dezembro (24)
    • ►  novembro (26)
    • ►  outubro (19)
    • ►  setembro (25)
    • ►  agosto (22)
    • ►  julho (16)
    • ►  junho (18)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (20)
    • ►  março (25)
    • ►  fevereiro (23)
    • ►  janeiro (25)
  • ►  2023 (315)
    • ►  dezembro (21)
    • ►  novembro (28)
    • ►  outubro (27)
    • ►  setembro (23)
    • ►  agosto (27)
    • ►  julho (25)
    • ►  junho (24)
    • ►  maio (26)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (29)
    • ►  fevereiro (27)
    • ►  janeiro (28)
  • ►  2022 (370)
    • ►  dezembro (27)
    • ►  novembro (27)
    • ►  outubro (33)
    • ►  setembro (31)
    • ►  agosto (28)
    • ►  julho (31)
    • ►  junho (30)
    • ►  maio (31)
    • ►  abril (29)
    • ►  março (36)
    • ►  fevereiro (33)
    • ►  janeiro (34)
  • ▼  2021 (396)
    • ►  dezembro (32)
    • ►  novembro (31)
    • ►  outubro (32)
    • ►  setembro (32)
    • ►  agosto (33)
    • ▼  julho (34)
      • Educação em Números 2021
      • Sistema de ensino da Escola Europeia/Escolas Europ...
      • Começa-se a ouvir falar de mentoring nas escolas, ...
      • Leem menos por prazer e mais porque têm de ler
      • Efeitos a longo prazo da “palmada educativa” no de...
      • Governos falharam no apoio às escolas em meios des...
      • Aprendizagem Profissional do Professor para a Incl...
      • Shirley Pinto, uma das primeiras deputadas surdas
      • “Brincar cria auto-estradas no cérebro”
      • Aprendizagens Essenciais têm positiva na avaliação...
      • Adaptar o Currículo às Lacunas da Equidade: Rumo a...
      • Dificuldades nas línguas estrangeiras? Há uma apli...
      • Subsídio de educação especial: há novos modelos de...
      • O Impacto da COVID-19 na Educação Inclusiva a níve...
      • «Há quadros grandes de ansiedade e de stress em ca...
      • Da Falta de Identidade do Professor de Educação Es...
      • Roteiros “Escola + 21/23”
      • Governo muda regras e estende apoios sociais aos a...
      • AVALIAÇÃO EXTERNA DA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CUR...
      • Na escola, todos fazem a diferença
      • Método Montessori. A criança no centro da aprendiz...
      • A escola inclusiva não é um decreto-lei
      • Prazo de validade de documentos
      • Critical Software lança “Companhia do Estudo” para...
      • Jovem autista não tinha par para ir ao baile de fi...
      • Calendário escolar para 2021/2022
      • Professores europeus stressados com trabalho admin...
      • Aprovação do Plano 21|23 Escola+, plano integrado ...
      • Definição dos referenciais curriculares das várias...
      • Utilização de exames finais nacionais do ensino se...
      • Projeto (re)veste acolhe a deficiência e combate o...
      • “A relação aluno-professor é o fator mais importan...
      • “A segregação das escolas reflecte a segregação ge...
      • Taxas de retenção e de abandono caíram a pique com...
    • ►  junho (32)
    • ►  maio (31)
    • ►  abril (31)
    • ►  março (42)
    • ►  fevereiro (33)
    • ►  janeiro (33)
  • ►  2020 (429)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (26)
    • ►  outubro (31)
    • ►  setembro (35)
    • ►  agosto (39)
    • ►  julho (38)
    • ►  junho (36)
    • ►  maio (34)
    • ►  abril (48)
    • ►  março (38)
    • ►  fevereiro (36)
    • ►  janeiro (35)
  • ►  2019 (403)
    • ►  dezembro (31)
    • ►  novembro (42)
    • ►  outubro (30)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (29)
    • ►  julho (35)
    • ►  junho (37)
    • ►  maio (36)
    • ►  abril (32)
    • ►  março (39)
    • ►  fevereiro (33)
    • ►  janeiro (30)
  • ►  2018 (454)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (30)
    • ►  outubro (38)
    • ►  setembro (43)
    • ►  agosto (40)
    • ►  julho (45)
    • ►  junho (36)
    • ►  maio (33)
    • ►  abril (42)
    • ►  março (33)
    • ►  fevereiro (37)
    • ►  janeiro (44)
  • ►  2017 (545)
    • ►  dezembro (49)
    • ►  novembro (42)
    • ►  outubro (34)
    • ►  setembro (51)
    • ►  agosto (38)
    • ►  julho (43)
    • ►  junho (35)
    • ►  maio (47)
    • ►  abril (55)
    • ►  março (62)
    • ►  fevereiro (51)
    • ►  janeiro (38)
  • ►  2016 (657)
    • ►  dezembro (51)
    • ►  novembro (41)
    • ►  outubro (56)
    • ►  setembro (55)
    • ►  agosto (47)
    • ►  julho (50)
    • ►  junho (54)
    • ►  maio (60)
    • ►  abril (63)
    • ►  março (55)
    • ►  fevereiro (65)
    • ►  janeiro (60)
  • ►  2015 (902)
    • ►  dezembro (54)
    • ►  novembro (50)
    • ►  outubro (50)
    • ►  setembro (55)
    • ►  agosto (57)
    • ►  julho (72)
    • ►  junho (88)
    • ►  maio (101)
    • ►  abril (98)
    • ►  março (94)
    • ►  fevereiro (101)
    • ►  janeiro (82)
  • ►  2014 (1065)
    • ►  dezembro (82)
    • ►  novembro (85)
    • ►  outubro (97)
    • ►  setembro (97)
    • ►  agosto (74)
    • ►  julho (82)
    • ►  junho (93)
    • ►  maio (96)
    • ►  abril (88)
    • ►  março (106)
    • ►  fevereiro (86)
    • ►  janeiro (79)
  • ►  2013 (804)
    • ►  dezembro (84)
    • ►  novembro (89)
    • ►  outubro (91)
    • ►  setembro (79)
    • ►  agosto (54)
    • ►  julho (60)
    • ►  junho (60)
    • ►  maio (64)
    • ►  abril (56)
    • ►  março (55)
    • ►  fevereiro (52)
    • ►  janeiro (60)
  • ►  2012 (560)
    • ►  dezembro (40)
    • ►  novembro (46)
    • ►  outubro (52)
    • ►  setembro (47)
    • ►  agosto (39)
    • ►  julho (39)
    • ►  junho (37)
    • ►  maio (62)
    • ►  abril (58)
    • ►  março (52)
    • ►  fevereiro (46)
    • ►  janeiro (42)
  • ►  2011 (403)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (43)
    • ►  outubro (40)
    • ►  setembro (26)
    • ►  agosto (16)
    • ►  julho (14)
    • ►  junho (30)
    • ►  maio (30)
    • ►  abril (35)
    • ►  março (47)
    • ►  fevereiro (49)
    • ►  janeiro (40)
  • ►  2010 (435)
    • ►  dezembro (34)
    • ►  novembro (49)
    • ►  outubro (42)
    • ►  setembro (30)
    • ►  agosto (18)
    • ►  julho (30)
    • ►  junho (31)
    • ►  maio (32)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (59)
    • ►  fevereiro (38)
    • ►  janeiro (42)
  • ►  2009 (428)
    • ►  dezembro (25)
    • ►  novembro (46)
    • ►  outubro (46)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (12)
    • ►  julho (21)
    • ►  junho (19)
    • ►  maio (38)
    • ►  abril (42)
    • ►  março (53)
    • ►  fevereiro (53)
    • ►  janeiro (44)
  • ►  2008 (470)
    • ►  dezembro (39)
    • ►  novembro (70)
    • ►  outubro (67)
    • ►  setembro (76)
    • ►  agosto (46)
    • ►  julho (50)
    • ►  junho (39)
    • ►  maio (37)
    • ►  abril (12)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2007 (34)
    • ►  dezembro (8)
    • ►  novembro (16)
    • ►  outubro (10)
Tema Simples. Com tecnologia do Blogger.