quarta-feira, 21 de julho de 2021

Adaptar o Currículo às Lacunas da Equidade: Rumo a um Currículo Inclusivo

Resumo

Pela primeira vez, o projecto OECD Future of Education and Skills 2030 realizou análises curriculares abrangentes através da co-criação de novos conhecimentos com uma vasta gama de intervenientes, incluindo decisores políticos, peritos académicos, líderes escolares, professores, ONGs, outros parceiros sociais e, mais importante ainda, estudantes. Este relatório é um dos seis que apresenta as primeiras análises comparativas de sempre sobre currículo, resumindo a literatura existente, enumerando desafios e estratégias relatadas pelos países, e sugerindo lições aprendidas de consequências não intencionais que os países experimentaram com as suas reformas curriculares.

As principais tendências nas inovações curriculares no sentido de um "currículo do século XXI" surgiram como quatro tipos: currículo digital, currículo personalizado, competências inter-curriculares e currículo baseado no conteúdo, e currículo flexível. Enquanto que estas inovações contêm a promessa de melhorar a aprendizagem e o bem-estar dos estudantes, e de tornar a aprendizagem mais relevante para a sua vida social e futura, os países e as escolas também enfrentam as complexas realidades das lacunas de equidade entre os estudantes. Este relatório analisa de forma pragmática a igualdade, equidade e inclusão no currículo. Examina como o currículo pode ser adaptado para satisfazer as necessidades específicas dos diversos estudantes, particularmente dos estudantes vulneráveis. Também apresenta uma gama de estratégias que os países utilizam para conceber o currículo, de modo a que nenhum estudante seja deixado para trás.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

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