segunda-feira, 4 de junho de 2018

"Terminei o 9.º ano, e agora?" Novo site ajuda alunos a decidir

A poucos dias de terminarem as aulas, o Ministério da Educação lançou um novo portal para ajudar os alunos, em particular os do 9.º ano, a decidir qual a área que querem seguir. No portal, os alunos podem pesquisar os cursos e as áreas disponíveis a partir do 10.ª ano e por área geográfica.

O estudante pode pesquisar pelo nome do curso ou área de interesse. Se escolher, por exemplo, a palavra "informática" o portal mostra-lhe todos os cursos desta área em todo o país. O lançamento do site é acompanhado de uma campanha de divulgação junto dos alunos deste grau de ensino nas próximas semana, convidando-os a conhecer o portal. A campanha é suportada, segundo o mesmo jornal, por cartazes e brochuras de divulgação, que vão passar também a ser distribuídas nos estabelecimentos de ensino.

As escolas também estão a ser convidadas a usar o site nas suas estratégias de orientação vocacional dos alunos do 9.º ano, através dos psicólogos escolares.

Especialmente destinado para os alunos que querem seguir para o ensino profissional, o Ministério apresenta o portal como um "complemento" da informação sobre os cursos profissionais. Contudo, no portal da oferta educativa estão elencados mais do que este tipo de cursos.

Existem 2555 cursos, da oferta geral do ensino básico e cursos científico-humanísticos do ensino secundário, passando pelo ensino artístico especializado, até ofertas de Educação e Formação de Adultos.

Fonte: DN

Sem comentários: