sexta-feira, 13 de março de 2015

Retificação da Norma e Orientações para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames JNE/2015

Misteriosamente, na medida em que não foi divulgado, a "Norma e Orientações para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames JNE/2015" disponibilizada na área das escolas no dia 6 de março, sofreu uma operação de cosmética quase indetetável. 

Uma leitura comparativa, ainda que não minuciosa, permitiu detetar duas alterações.Uma delas está visível na atualização dos dados da capa, como se pode constatar pela análise das imagens. Descubra as diferenças!

           1.ª versão                                                                                                          Versão atual


Outra diferença, mais significativa, está plasmada na questão 52, da página 67. Aqui, acrescentou-se que:
  • Aluno com dislexia (não realizam provas finais ou exames finais a nível de escola
  • Aluno com hiperatividade e défice de atenção (não realizam provas finais ou exames finais a nível de escola
Clique nas imagens para aceder aos documentos e, eventualmente, descobrir mais diferenças...

Com a preciosa colaboração de Livresco, foram detetadas mais algumas  diferenças entre as duas versões, tal como evidenciado na imagem seguinte.


Nota: Este texto foi atualizado às 21h25 do dia 13/03/2015.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um aluno ao abrigo do 3/2008 que esteja num 11º ano com o diagnóstico de Perturbação Específica da Linguagem (sem diagnóstico de dislexia, mas com uma disgrafia moderada) e que nos exames do 9º ano apenas teve como condições especiais a tolerância de 30 minutos, tem direito a que se lhe aplique a Ficha A nos exames do 11º ano?
Muito obrigada pela sua resposta e esclarecimentos.

João Adelino Santos disse...

"Anónimo", o regulamento de exames e a norma determinam que o aluno deve ter um diagnóstico de dislexia. No entanto, fundamentem bem, inclusive com o documento de autorização do 9.º ano, e proponham! Talvez o Júri Nacional de Exames considere essa situação e aceite!

Anónimo disse...

Muito obrigada pela sua resposta.