sexta-feira, 6 de março de 2015

Autismo tem origem genética na grande maioria dos casos

Comparação entre dados de gémeos iguais e "falsos" aponta para forte predominância de aspetos hereditários sobre os ambientais.

Entre 76% e 95% dos casos de desordens do espectro autista (DEA) são explicados por fatores genéticos. A conclusão é de um estudo do Medical Research Council (MRC), do Reino Unido, envolvendo investigadores do King"s College de Londres e de vários serviços de saúde.

A hereditariedade das DEA - que incluem, além do autismo propriamente dito, a síndrome de Asperger e a mais rara síndrome de Rett - já era há muito apontada pelos especialistas da área. Mas esta foi a primeira vez que um estudo "mediu" a sua influência nestas doenças num grupo alargado.

Para o estudo, foram utilizados dados de uma investigação mais alargada, centrada em todos os gémeos nascidos em Inglaterra e no País de Gales entre 1 de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 1996, incluindo gémeos idênticos (monozigóticos, que têm o mesmo genoma) e "falsos" (dizigóticos, formados a partir de dois óvulos).

Fonte: DN por indicação de Livresco

Sem comentários: