sábado, 14 de março de 2015

É nas práticas de ensino que as escolas mais precisam de melhorar

A prestação de serviço educativo é a área de atuação em que as escolas mais precisam de melhorar, sobretudo no que diz respeito às práticas de ensino, segundo dados da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) (...).

Os dados da IGEC referentes ao processo de avaliação externa das escolas desde 2011, (...) mostram que é na prestação do serviço educativo que as escolas mais precisam de melhorar (46% das escolas já avaliadas), em aspetos como as práticas de ensino ou o acompanhamento e avaliação do ensino e aprendizagens.

No que diz respeito aos resultados, com ênfase nos resultados académicos, os dados da IGEC indicam que esta é uma área de melhoria para 21% das escolas, abaixo das 33% que precisam de progredir no domínio da liderança e gestão.

Se analisados pela positiva, os resultados mostram que para 41% das escolas o seu ponto forte está na liderança e gestão, para 37% na prestação do serviço educativo e para 22% nos resultados.

Os dados relativos às classificações atribuídas pela avaliação externa da IGEC a 375 escolas avaliadas entre novembro de 2011 e maio de 2013 revelam que a classificação mais frequente nos três domínios a ser avaliados é a de 'Bom', dois níveis abaixo da classificação máxima de 'Excelente', que só foi atribuída a menos de 1% das escolas e exclusivamente no que diz respeito à liderança e gestão.

Nos questionários de satisfação que as escolas distribuem a pais, alunos, professores e funcionários no âmbito da avaliação externa da IGEC, e que tiveram uma taxa de resposta de 78%, revelam que os alunos se declaram bem integrados, dizendo ter vários amigos na escola, e que conhecem as regras de comportamento e avaliação definidas.

Fonte: TSF

Sem comentários: