segunda-feira, 17 de maio de 2010

Transição da Escola para a Vida Adulta dos Alunos com Necessidades Educativas E


Fórum INR, I.P.: Transição da Escola para a Vida Adulta dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Local: Auditório do Instituto Nacional para a Reabilitação, Lisboa

Data: 27 de Maio de 2010

Hora: das 15h00 às 17h30

Este Fórum terá como dinamizador o Dr.g Francisco José Pires Alves do Agrupamento de Escolas Deu-la-Deu Martins de Monção, com investigação actualizada nesta matéria. A entrada é livre e terá serviço de intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

Contactos:
Dr. Adalberto Fernandes
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Avenida Conde de Valbom, nº 63 1069-178 Lisboa

Tel: 21 792 95 00

Fax: 21 792 95 96



3 comentários:

Atena disse...

Tanto que me preocupa esta transição, prof. João... Como mãe de uma criança com NEE's a preocupação é uma constante nas nossas vidas, mas a questão acerca daquilo que irão os nossos filhos fazer no futuro, é absolutamente desesperante. Percebemos que não existem respostas suficientes, percebemos que o tempo corre sem piedade, percebemos que somos poucos e estamos cansados de gritar por questões que deveriam ser naturais, que estão consagradas a todos e que deveriam merecer especial atenção nestes casos... Parece-nos incrível que não entendam que as nossas crianças também crescem como os outros e que é urgente criar respostas... é urgente utilizar da melhor forma as competencias que eles também têm, é urgente ocupa-los adequada e dignamente, é urgente porque os pais não são eternos.
Preocupo-me obviamente porque tenho um filho, mas a dor que vejo nos pais para quem o futuro já chegou e se vêm a braços com esta situação, doí-me na alma... Talvez poucos entendam o que é viver neste desespero, e eu ainda não o senti na minha pele, mas vejo-o constantemente na pele dos outros e não consigo dormir sossegada com esta situação! Se somos uma minoria, porque motivo não se criam as respostas?

João Adelino Santos disse...

Olá Cristina.
Para mim, enquanto docente e coordenador do departamento de educação especial, é o maior desafio que tenho, assegurar o futuro, a transição e a inserção no mercado de trabalho destes alunos, preferencialmente com uma certificação profissional. Não é fácil! Mas com teimosia, perseverança, talvez se consigam algumas respostas efectivas. Assim o espero num futuro próximo.

Departamento de Educação Especial disse...

Perseverança, sempre!!