quinta-feira, 13 de maio de 2010

20% das crianças nascem com problemas de visão


O especialista Rui Castela advertiu hoje, quinta-feira, que cerca de 20% das crianças nascem com problemas de visão. Refere ainda que falta atenção para um problema que, tratado precocemente, pode ser recuperado em mais de 90 por cento dos casos.
No entendimento de Rui Castela, director do serviço de oftalmologia do Hospital Pediátrico de Coimbra, o ideal era que as crianças passassem pelo oftalmologista uma vez por ano, ou no mínimo que tivessem um contacto até aos quatro anos, se não pertencem a grupos de risco.
Se este problemas não forem resolvidos cedo, aos 10 ou 12 anos já tudo é irreversível", afirma.
Alerta para casos em que os cuidados devem ser redobrados, como por exemplo crianças que façam parte de grupos de risco, pertençam a famílias com problemas de visão, serem gémeos, terem problemas motores ou de desenvolvimento, ou terem tido problemas no parto.
Afirma, no entanto, que a situação tem vindo a melhorar e que a expectativa é que a sua equipa no Hospital Pediátrico de Coimbra atinja as quatro mil consultas no final de 2010.
Rui Castela é também organizador do Congresso Internacional de Cirurgia de Estrabismo, cuja 7ª edição decorre entre os dias 20 e 22 no Luso. Refere a importância da sua realização, pois defende que "a grande prevalência destas doenças e as interrogações que elas ainda colocam tornam fundamental que os especialistas se reúnam e troquem experiências sobre os novos estudos realizados e os tratamentos disponíveis".
Entre os temas em destaque naquela reunião científica estará o estrabismo, mas irá abordar-se as doenças dos olhos na generalidade. Irão ainda discutir-se outras patologias de foro pediátrico.

Sem comentários: