quinta-feira, 20 de maio de 2010

INCLUSÃO ESCOLAR DO PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL: ATITUDES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trata-se de um artigo de Claudia GOMES e Altemir José Gonçalves BARBOSA, cujo resumo se segue:
As atitudes em relação às pessoas com as necessidades especiais representam um dos mais importantes fatores para o sucesso da escola inclusiva. Para avaliar as atitudes do professor quanto à inclusão de portadores de paralisia cerebral (PPC), um questionário com uma escala de atitude foi aplicado em 68 professores de ensino fundamental. Foi evidenciada discordância com relação à inclusão de PPC na escola. A análise fatorial levou a seis fatores que podem explicar tais atitudes: como ensinar PPC em classes normais; sentimentos e emoções de professores na presença de PPC; contato com os PPC; o tipo de educação mais adequado para os PPC; rendimento escolar da sala de aula com a presença de um PPC; e preconceito na sala de aula. Dissonância entre as dimensões afetiva, cognitiva e denotativa das atitudes dos professores foi constatada, a discordância e a dissonância evidenciadas podem representar barreiras quanto à inclusão escolar de PPC.

1 comentário:

ana disse...

Muito interessante este artigo. De realçar total concordância de que muitas vezes prevalece a atitude exclusivamente humanitária e não educacional.

Acrescento que, infelizmente, esta prevalência atinge também os professores do ensino especial o que é verdadeiramente grave.

Muitas vezes os docentes do ensino regular preocupam-se mais com os aspectos de aprendizagem do que os professores de ensino especial.

Sou mãe de uma estudante com PC e não me importava nada que este inquérito fosse feito em Portugal.