quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ministra garante que escolas terão todos os professores de ensino especial que solicitarem

A ministra da Educação garantiu hoje, em Viana do Castelo, que "serão colocados todos os professores de ensino especial que as escolas vierem a solicitar" e refutou a ideia de que há falta de formação na área.
Maria de Lurdes Rodrigues recordou que foram criados mais mil lugares nas escolas para professores de Educação Especial no ano lectivo que começa a 10 de Setembro, assegurando que serão contratados mais se tal se revelar necessário.(...)
Questionada sobre a posição da Confederação Nacional das Associações de Pais, que considera insuficiente a formação dos docentes destacados para a educação especial, a ministra acentuou que foram já celebrados vários protocolos com instituições do ensino superior e associações especializadas, como as CERC (Cooperativas de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados), "para formar não apenas os professores mas também o pessoal não docente". Mas, frisou, "há sempre trabalho a fazer, quer pelas mudanças tecnológicas que ocorrem diariamente, quer pelo próprio desenvolvimento socioeconómico do país".
Maria de Lurdes Rodrigues revelou ainda que o Ministério da Educação procedeu ao apetrechamento das escolas através da melhoria de equipamentos e instrumentos para a educação especial, tendo também colocado técnicos especializados.
A governante rejeitou a ideia de que o ministério tenha desinvestido na área no início do mandato governativo, lembrando que entre as primeiras iniciativas que tomou esteve a da criação de um grupo de recrutamento para a educação especial. "Institucionalizámos esta área de ensino criando um grupo especial de professores e dando-lhes, à semelhança do que sucedeu com os outros, estabilidade por quatro anos e melhores condições de trabalho", declarou.

Sem comentários: