quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Queijaria artesanal - Castelo Melhor


No dia 4 de Dezembro, os alunos com Currículo Alternativo foram visitar uma queijaria artesanal.
Logo de manhã, partimos num transporte cedido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva até perto de Foz Coa, à aldeia de Castelo Melhor. A viagem decorreu sem grandes percalços, apesar da distância ser longa.
À nossa espera encontrava-se a D. Filomena, muita bem disposta e prestável. Começou por explicar e demonstrar todo o processo de fabricação artesanal do queijo de ovelha, desde a sua recolha até ao produto final (cerca de um mês).
Todos estes procedimentos, desde a entrada na queijaria, requerem muitos cuidados de higiene: colocação de protecção no calçado; uso de bata e touca no cabelo; uso de máscara; retirar os aneis ou adornos que possam contactar com o produto; ambiente sempre limpo.
Após o fabrico do queijo, deslocámo-nos à ordenha macânica onde se procede à recolha do leite. A D. Filomena explicou-nos todos os procedimentos a ter no processo de recolha de leite.
No regresso de viagem, e porque o Sol despontou, parámos em Trancoso e visitámos as muralhas do castelo.
Pensámos ter contribuído para que os alunos ficassem com uma visão de uma actividade profissional exigente que requer muito trabalho, dedicação e rotina diária. Estaremos perante futuros produtores de queijo?!

1 comentário:

Anónimo disse...

É bom saber que a vida continua por aí e que as boas práticas não se perderam.
Creio que nos últimos anos as várias equipas que compuseram os apoios educativos desse agrupamento conseguiram alargar os horizontes das crianças com NEE para além das fragas dessas serras. Parabéns e continuem o bom trabalgo.