De acordo com as orientações do Ministério da Educação, a rede escolar pública dispõe de meios humanos e materiais para prover à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais. Continuamos sem poder confirmar esta situação. Só para ilustrar, em Julho de 2007, foi enviado um relatório para a DREC a solicitar a colocação de três docentes de Educação Especial, devido ao número elevado de alunos e à sua distribuição geográfica pelas divrsas escolas e jardins do concelho. Após várias solicitações, foi-nos solicitado um novo relatório, enviado em Novembro. Até à data, ninguém se ditigiu à escola para averiguar das reais necessidades de recursos humanos, nem se foi colocado nenhum docente. Onde estão os recursos humanos?!
No entanto, segundo ainda as indicações do Minsitério da Educação, a par da rede pública existe ainda uma rede de instituições privadas de educação especial, que tenderá a ser reorientada para Centros de Recursos de apoio à inclusão. Os próximos passos para o processo de reconversão das instituições de educação especial e dos centros de reabilitação, que deverá ocorrer até 2013, constam de um novo documento que integra os contributos da FENACERCI, HUMANITAS e UNICRISANO.
A título de informação, deixo anexado o documento "CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO - REORIENTAÇÃO DAS ESCOLAS ESPECIAIS".
Qual será o futuro da inclusão?! Estatístico?! Decretado?! Ou, de facto, apoiado com a criação de condições humanas e materiais para se poder responder a cada criança emquanto ser individual?! A ver vamos...
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