"A Educação Inclusiva implica um processo contínuo de melhoria da escola, com o fim de utilizar todos os recursos disponíveis, especialmente os recursos humanos, para promover a participação e a aprendizagem de todos os alunos, no seio de uma comunidade local.
A Declaração de Salamanca sustenta que as escolas regulares com uma orientação inclusiva são o meio mais eficaz de combater atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras, de edificar uma sociedade inclusiva e de conseguir educação para todos. Além disso, proporcionam uma educação adequada à maioria das crianças e promovem a eficiência, numa óptima relação custo-qualidade, de todo o sistema educativo."
Ainscow, M. (1999)
A Declaração de Salamanca sustenta que as escolas regulares com uma orientação inclusiva são o meio mais eficaz de combater atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras, de edificar uma sociedade inclusiva e de conseguir educação para todos. Além disso, proporcionam uma educação adequada à maioria das crianças e promovem a eficiência, numa óptima relação custo-qualidade, de todo o sistema educativo."
Ainscow, M. (1999)
2 comentários:
Bastante esclarecedora a página a respeito da Declaração de Salamanca.
Também gostei do seu texto e gostaria de o convidar para a comunidade de prática no moodle que procura aliar a robótica educativa às necessidades educativas especiais. Já temos mais de 35 professores de diversas áreas do conhecimento e investigadores da área da investigação e da robótica. Para se inscrever basta ir a http://tne.fct.unl.pt/course/view.php?id=161. Temos instruções detalhadas para formaizar a sua inscrição na nossa página no facebook em www.facebook.com/RobotsNEE.
Com os melhores cumprimentos,
Cristina Conchinha
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