sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A Criança que não Queria Falar



Por acaso, ao passar os olhos por uma estante num hipermercado, deparei-me com este livro. Peguei nele e, ao ler apenas a sinopse que contém no verso, fiquei motivado para a leitura e intrigado sobre o seu conteúdo.
Nesse mesmo dia comecei a leitura. É dos livros que prendem, cativam, envolvem! Rapidamente o li!
A história, baseada num facto verídico, contada na primeira pessoa, centra-se na relação de ódio/amor entre uma professora e uma criança difícil, marginalizada pelo sistema educativo e social, que é colocada, quase que por obra do destino, numa sala de educação especial. No jogo de forças que se estabelece, a criança revoluciona todo o ambiente da sala de aulas, isola-se, destrói material, recusa ineragir, leva ao desespero...
A escritora, Torey Hayden, a professora da história, tem uma escrita fluente e cativante, despertanto o interesse, a ânsia por chegar rapidamente ao fim da história.
Enquanto lia, ia vendo pedaços de filmes da minha vida profissional passarem-me na tela da memória.
Mais tarde, encontrei, também por acaso, a continuação com o título "A Menina Que Nunca Chorava".
Aconselho vivamente a leitura de ambos os livros a todos os docentes e pais! Não se arrependerão!!

Sem comentários: