As avaliações internacionais demonstram que o desempenho escolar está fortemente correlacionado com fatores socioeconómicos, como a vulnerabilidade económica, os baixos níveis de escolaridade materna e o estatuto migratório. Apesar dos avanços do sistema educativo português, a disparidade entre alunos de contextos favorecidos e desfavorecidos tende a persistir. Para contrariar esta tendência, é essencial intervir precocemente, prevenindo trajetórias de insucesso antes que estas se tornem irreversíveis.
A evidência científica é clara: intervenções preventivas e atempadas são mais eficazes do que estratégias remediativas. Por outro lado, estudos demonstram que a existência de uma relação de suporte afetivo com pelo menos um adulto significativo – desde que este revele competência, empatia, aceitação, congruência e responsividade – pode ser um fator protetor determinante para crianças e jovens em situação de risco.
Neste contexto, as Tutorias Psicopedagógicas assumem um papel central, estruturando e fortalecendo estas relações, enquanto respondem a necessidades psicológicas fundamentais:
‐ a necessidade de competência – promovendo o desenvolvimento de competências que capacitam os alunos para enfrentar desafios com maior autonomia e segurança;
‐ a necessidade de relacionamento – fomentando vínculos interpessoais significativos, essenciais para o sentimento de pertença e para a motivação e envolvimento escolar;
‐ e a necessidade de autonomia – criando um ambiente que estimula a reflexão, a resolução de problemas e a tomada de decisões responsáveis, bem como a construção de estratégias de aprendizagem.
Além disso, as Tutorias Psicopedagógicas permitem ajustar a resposta às necessidades individuais dos alunos, integrando dimensões cognitivas, emocionais e sociais numa abordagem centrada no seu desenvolvimento integral. Para garantir a sua eficácia, esta medida de política educativa assenta em três pilares essenciais:
‐ o acompanhamento longitudinal, que possibilita relações estáveis e um ambiente seguro e de suporte contínuo para alunos e famílias, desde o 1.º ciclo;
‐ a formação especializada dos tutores, assegurando uma intervenção mais assertiva e eficaz;
‐ a abordagem colaborativa e multidisciplinar, promovendo ações articuladas entre diferentes profissionais e contextos educativos.
A Psicologia oferece insights valiosos para a formação e ação especializada no âmbito das tutorias, sustentando práticas baseadas em evidência que promovem a autorregulação da aprendizagem e o bem-estar dos alunos. Ao aliar a prevenção, o suporte relacional e uma estratégia estruturada, as Tutorias Psicopedagógicas representam uma resposta importante para a equidade e o sucesso educativo, contribuindo para que crianças e jovens tenham acesso às oportunidades necessárias para o seu desenvolvimento.
Referências bibliográficas:
Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Promoção do sucesso educativo: Medida “Apoio Tutorial Específico” – Contributo da OPP. Lisboa, 2016.
Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2000). The “what” and “why” of goal pursuits: Human needs and the selfdetermination of behavior. Psychological Inquiry, 11(4), 227–268. https://doi.org/10.1207/S15327965PLI1104_01
Sofia Abreu Mendes
Presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia da Educação – Ordem dos Psicólogos Portugueses / Docente na Universidade Lusíada do Porto – Instituto de Psicologia e Educação
Fonte: Noesis
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