quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Provas de aferição revelam "decréscimo sistemático de qualidade de aprendizagens" e "aprendizagens consideravelmente menos consolidadas"

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) disponibilizou esta quinta-feira os resultados nacionais das provas de aferição do ensino básico de 2024 dos 2.º, 5.º e 8º. anos. Os resultados revelam uma tendência para “decréscimo sistemático de qualidade de aprendizagens” e “aprendizagens consideravelmente menos consolidadas”, ressalvando o IAVE “a dificuldade de realizar comparações devido à tipologia destas provas e à sua aplicação”.

Ainda assim, os resultados permitiram aferir que as provas de Português do 8.º ano revelaram “aprendizagens consideravelmente menos consolidadas do que em anos anteriores, nomeadamente no domínio da leitura e, em geral, nas competências recetivas (compreensão). Já os resultados das provas de Matemática e Ciências Naturais do 5.º ano “têm vindo a evidenciar um sistemático decréscimo de qualidade das aprendizagens, independentemente do ano e do instrumento de avaliação utilizado”.

“Embora nunca tenha sido possível identificar desempenhos muito sólidos nos resultados desta prova ao longo do seu calendário de aplicação, são preocupantes os baixos resultados referentes aos domínios das Ciências Naturais do 5.º ano”, refere o comunicado do Ministério da Educação, Ciência e Inovação enviado às redações.

A partir deste ano letivo, as provas de aferição vão ser substituídas por Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) nos 4.º e 6.º anos (anos terminais de ciclo) a Português, a Matemática e a uma disciplina rotativa a cada três anos. Os resultados vão passar a ser divulgados em novembro. Garante o MECI que “o novo modelo de avaliação externa dos alunos do Ensino Básico vai permitir a comparabilidade dos resultados entre anos letivos e entre anos de escolaridade”.

Fonte: CNN Portugal por indicação de Livresco

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