segunda-feira, 25 de novembro de 2024

4 dicas para deixar os professores confortáveis ​​com o uso da IA

Educadores do ensino fundamental e médio estão hesitantes e preocupados em usar inteligência artificial para ensino e aprendizagem, de acordo com diversas pesquisas.

Mas a IA está sendo cada vez mais incorporada em muitas ferramentas que alunos e professores usam diariamente. É por isso que especialistas dizem que é importante que os professores aprendam sobre a tecnologia emergente para que possam usá-la de forma responsável e modelar o uso apropriado para os alunos.

O que o campo precisa para garantir que alunos e professores estejam prontos para o próximo nível de uso de IA na educação? Em uma discussão do Seat at the Table em 16 de outubro , o colaborador de opinião da Education Week, Peter DeWitt, falou com Kip Glazer, diretor da Mountain View High School na Califórnia; o professor de ciência da computação da Carnegie Mellon University, Ken Koedinger; e o editor-chefe adjunto da Education Week, Kevin Bushweller, sobre essa questão.


Aqui estão quatro conclusões da discussão.

1. Obtenha informações da equipe, alunos e pais sobre suas preocupações e perguntas

Os líderes escolares e distritais devem primeiro descobrir o que os funcionários, alunos e famílias sabem sobre IA e quais preocupações eles podem ter, disse Glazer.

“Estamos aprendendo essa tecnologia em constante mudança juntos”, disse Glazer. “Temos muitas vozes de estudantes, de funcionários e da comunidade envolvidas na criação de uma política para que possamos iterar e melhorar constantemente.”

Glazer disse que alguns de seus professores estão abertos a usar IA para ajudá-los a fazer seu trabalho melhor ou mais eficientemente, mas também estão preocupados com os potenciais danos da tecnologia.

Para abordar os medos dos professores sobre a trapaça dos alunos causada pela IA, Glazer disse que trabalhou com sua equipe para descobrir o quão confortáveis ​​eles se sentem com o uso da IA ​​pelos alunos e o que eles precisam para experimentar ou testar essas ferramentas com segurança.

Estudantes e professores já estão experimentando IA, disse Glazer. Mas ela também ouviu suas preocupações sobre o uso ético e até mesmo seu impacto ambiental. (Alguns especialistas ambientais levantaram preocupações sobre quanta energia é necessária para operar os data centers que alimentam as ferramentas de IA.)

2. Concentre-se em como a tecnologia pode apoiar certas estratégias de ensino

É importante que os educadores descubram qual estratégia de ensino a tecnologia está apoiando, disse Koedinger. Por exemplo, ferramentas de IA podem ser usadas para apoiar aprendizagem baseada em projetos, instrução direta ou aprendizagem em pequenos grupos.

É fácil se perder nas coisas brilhantes que as ferramentas de IA podem fazer — como criar planos de aula, criar e-mails para os pais e personalizar instruções. Mas os educadores não devem se esquecer das estratégias que eles sabem que são comprovadas, ele disse, como construir relacionamentos significativos entre professor e aluno e fornecer incentivo para alunos com dificuldades.

“Essas coisas são muito importantes [e] não podem se perder enquanto falamos sobre tecnologia”, disse ele.

Os painelistas disseram que os educadores precisam continuar perguntando: Quais são os bons princípios da pedagogia? Qual é meu papel como instrutor? Qual é o papel da tecnologia?

3. Fornecer treinamento significativo que mostre os pontos fortes e fracos da IA

Alunos e professores também precisam entender que a IA não é perfeita ou onisciente. É apenas mais uma ferramenta para ajudá-los a fazer seus trabalhos, disse Koedinger.

Para ajudar os professores a se familiarizarem com a tecnologia emergente, os líderes escolares e distritais devem dar aos professores incentivo e tempo para experimentá-la e determinar o que funcionaria melhor em seu contexto, disse Koedinger.

Há também muitas organizações — como a Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação e a TeachAI — que têm recursos que escolas e distritos podem usar para desenvolver a alfabetização em IA entre professores e alunos, disse Bushweller.

4. Não apresse a implementação da IA ​​simplesmente porque a tecnologia está evoluindo rapidamente

Por fim, os líderes educacionais devem dedicar tempo para descobrir planos de implementação de IA, disse Glazer.

A velocidade com que as tecnologias de IA estão mudando está “ultrapassando nossa capacidade de resposta”, disse ela.

Nesse contexto, “às vezes, devagar e deliberadamente, e realmente ouvir a voz das pessoas que estamos servindo é muito melhor” do que apressar-se para tomar decisões, disse Glazer. “Precisamos desenvolver alguma resiliência e paciência, pois obtemos muitas informações e contribuições.”

Lauraine Langreo

Fonte: Education Week por indicação de Livresco

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