terça-feira, 20 de agosto de 2024

Estudo conclui que o destaque limitado aumenta a compreensão da leitura

Se percorrer o livro de texto ou a leitura digital de um estudante médio, verá provavelmente riscos multicoloridos espalhados por todo o lado. No entanto, uma nova investigação revela que o realce excessivo pode ser mais prejudicial do que benéfico.

Os investigadores de Waterloo são excelentes na criação de novas tecnologias, na investigação das interações homem-tecnologia e na exploração de formas de atenuar os danos. Por isso, não é de admirar que dois cientistas informáticos de Waterloo tenham investigado se a tecnologia que controla o número de palavras que um utilizador pode realçar pode afetar a sua compreensão da leitura.

O trabalho valeu à dupla o prémio de melhor artigo na Conferência sobre Factores Humanos em Sistemas Informáticos (CHI 2024), uma das conferências de topo em ciências informáticas e a principal conferência internacional de IHC.

A pesquisa, “Constrained Highlighting in a Document Reader Can Improve Reading Comprehension”, foi publicada nos Anais da Conferência CHI sobre Fatores Humanos em Sistemas de Computação.

“Há muitas teorias em psicologia que mostram que ter restrições é realmente benéfico, especialmente para encorajar a criatividade”, diz Nikhita Joshi (MMath '20), uma estudante de doutoramento especializada em investigação de interação humano-computador (HCI) na David R. Cheriton School of Computer Science.

“Tradicionalmente, as restrições de software eram utilizadas principalmente para a proteção contra erros. No entanto, a minha investigação centra-se na utilização de restrições para influenciar resultados positivos para os utilizadores, a que chamo 'interações limitadas'.”

Estas teorias inspiraram Joshi e o seu supervisor, o Dr. Daniel Vogel, a recrutar 127 participantes para lerem um conto. Após 24 horas, completaram um teste de compreensão de leitura, respondendo a 20 perguntas de escolha múltipla em cinco minutos. Os participantes foram divididos em três grupos: sem destaques, destaques limitados a 150 palavras e destaques ilimitados.

A dupla optou por esta restrição depois de ter realizado uma experiência semelhante em que foram atribuídas aos participantes diferentes condições, tais como 50 palavras, 150 palavras e 250 palavras. O grupo limitado a 150 palavras obteve os melhores resultados nos testes, o que conduziu a direcções de investigação promissoras.

Para este estudo, Joshi concebeu um leitor de documentos baseado na Web utilizando React JS em JavaScript, que alojou as interfaces de leitura e de teste. Esta ferramenta pode notificar o número de palavras que um utilizador destaca e se está a exceder o limite.

Nomeadamente, o grupo com destaques limitados obteve a melhor pontuação no teste de compreensão de leitura, com pontuações 11% superiores às do grupo com destaques ilimitados e 19% superiores às do grupo sem destaques. Esta diferença é equivalente a um ou dois graus de letras. Também não se verificaram diferenças visíveis no tempo de leitura de cada grupo, o que demonstra que as restrições de realce não impedem a exigência mental, o esforço ou a frustração do utilizador.

Esta investigação foi a primeira a provar que o realce restrito pode aumentar a compreensão da leitura. É também a primeira a explorar as restrições da interface do utilizador para a marcação de texto. O realce excessivo tem sido um problema de longa data na pedagogia. Embora muitos investigadores tenham proposto soluções como a formação presencial em autorregulação, esta pode ser morosa e cansativa. Por conseguinte, esta tecnologia inovadora pode ser uma solução mais rápida e fácil para melhorar os hábitos de estudo.

Num questionário de acompanhamento, a maioria dos participantes afirmou que a tampa os levou a concentrarem-se nas partes mais importantes da história. Os seus destaques eram mais curtos e centravam-se em palavras-chave como os substantivos, que são estratégias recomendadas por alguns centros de aprendizagem universitários.

O que mais surpreendeu os investigadores foi o facto de alguns participantes se mostrarem relutantes em apagar os destaques, apesar de terem essa opção. Em vez disso, foram mais cuidadosos, adoptando diferentes tácticas como “destacar um substantivo no início da frase e usá-lo como marcador para consultar mais tarde no documento”, partilha Joshi.

Esta investigação surge numa altura em que as pontuações de literacia estão a diminuir em todo o mundo. “Há preocupações de que o desenvolvimento das competências cognitivas dos alunos possa estar a diminuir, especialmente com o desenvolvimento de ferramentas como o ChatGPT”, afirma Joshi. “A leitura é fundamental para outras competências cognitivas como a autorreflexão, a autorregulação e o pensamento crítico. Tudo isso é muito importante para a inteligência humana”.

No futuro, o grupo poderá lançar um protótipo do seu trabalho atual. Joshi também quer realizar uma experiência semelhante, mas com documentos de não ficção, como artigos académicos ou notícias. No entanto, ela iria investigar e impor uma condição diferente, uma vez que 150 palavras podem ser demasiado restritivas para uma leitura longa e complexa.

Uma ideia é ter um limite relativo à estrutura do documento. “Em vez de termos um limite abrangente para todo o documento de investigação, dividi-lo-íamos em diferentes secções”, diz ela. “Talvez a secção de trabalhos relacionados possa ter um limite de destaque mais baixo, mas as secções de resultados poderiam ter um limite mais elevado, uma vez que essa é a parte mais importante do artigo.”

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

Fonte: Phis Org por indicação de Livresco

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