quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Governo anuncia concurso extraordinário de vinculação e subsídio para professores deslocados

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou esta quinta-feira duas novas medidas para o setor da Educação: um concurso extraordinário de vinculação de professores e um subsídio para docentes deslocados em escolas com carências, no valor de entre 70 e 300 euros.

O Conselho de Ministros aprovou as duas novas medidas - que ainda vão ser sujeitas a negociação com os sindicatos - e outras anteriormente anunciadas pelo ministro da Educação.

O concurso extraordinário de vinculação de professores destina-se a disciplinas e escolas onde há maior falta de docentes, detalhou o ministro da Presidência.

"A segunda medida é a criação de um subsídio à deslocação para estas escolas com carências. Vai ser atribuído a quem estiver a mais de 70 quilómetros entre a escola e o subsídio fiscal. O valor varia entre 70 e e 300 euros em função da distância", adiantou Leitão Amaro.

O objetivo é combater o problema dos alunos sem aulas devido à falta de professores. "Acrescentamos duas novas medidas indispensáveis para o problema que já era sério e, hoje, com a informação que temos, sabemos que é grave", afirmou António Leitão Amaro, em conferência de imprensa.

O ministro fala numa "situação difícil" de falta de professores no país e numa "falha estrutural" que vai demorar tempo a resolver.

"O Governo declarou desde o princípio que uma das principais prioridades é combater a falta de aulas, é um grande gerador de desigualdades, de perda de aprendizagens de prejudicar o percurso dos nossos alunos", sublinhou. (...)

Fonte: RR por indicação de Livresco

Sem comentários: