No ano em que se assinala o Ano Europeu para as Competências e numa altura em que a União Europeia (UE) procura aumentar as qualificações dos indivíduos nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemática, com um intuito de criar novos talentos e de responder à emergência de novas profissões e necessidades das empresas no mercado de trabalho, a DGEEC apresenta agora a versão portuguesa do relatório da Rede Eurydice que retrata a forma como são promovidos o ensino e a aprendizagem da matemática e das ciências nas escolas da Europa. Esta publicação relança o debate sobre um tema que tem assumido alguma relevância na atualidade, na medida em que se apresenta como um dos grandes desafios para o futuro nos sistemas de educação e formação europeus, que é: as crianças e os jovens devem adquirir as competências, os conhecimentos e as aptidões necessários para se tornarem cidadãos responsáveis e ativos nas sociedades em que se inserem.
Os resultados analisam a importância de alocar uma carga horária suficiente, de providenciar um apoio à aprendizagem em tempo oportuno, de assegurar uma formação docente especializada e de monitorizar o desempenho dos alunos de forma sistemática. São fornecidos amplos exemplos de como os currículos de matemática e de ciências podem fomentar a reflexão e relacionar‐se com as vidas dos alunos.
A informação centra‐se nos primeiros anos da escolaridade obrigatória (desde o 1.º até ao 3.º ciclo do ensino básico), e abrange todos os membros da Rede Eurydice (os 27 Estados‐Membros da UE, bem como a Albânia, a Bósnia‐Herzegovina, a Suíça, a Islândia, o Listenstaine, o Montenegro, a Macedónia do Norte, a Noruega, a Sérvia e a Turquia). Reúne dados qualitativos sobre políticas e legislação nacionais de 39 sistemas educativos europeus, e recupera informação sobre vários estudos internacionais, nomeadamente aqueles que analisam os desempenhos dos alunos nestas disciplinas ou áreas curriculares.
Disponível desde junho do ano passado na sua versão original, o relatório agora traduzido para português poderá ser de grande utilidade não só para os decisores políticos, como também para os especialistas que se encontram a trabalhar e discutir estas matérias, tentando criar estruturas educativas e formativas capazes, tanto de apoiar e ajudar os alunos que apresentam baixos desempenhos, como estimular os que revelam verdadeiras capacidades e aptidões nestas áreas.
Consulte aqui a publicação na versão portuguesa: Promover o sucesso e a motivação na aprendizagem da matemática e das ciências nas escolas.
Fonte: DGEEC
Sem comentários:
Enviar um comentário