sexta-feira, 2 de setembro de 2022

“The state of the field of computational thinking in early childhood education”

A OCDE, no âmbito do projeto da Rede Early Childhood Education and Care (ECEC), designado ECEC in a Digital World, disponibiliza o documento “The state of the field of computational thinking in early childhood education” da autoria de Marina Umaschi Bers, Amanda Strawhacker e Amanda Sullivan, Grupo de Pesquisa DevTEch, Tufts University.

Este documento resume a literatura empírica e teórica sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do Pensamento Computacional na infância (3-8 anos), destacando pesquisas empíricas, trabalho teórico e pedagógico e iniciativas curriculares. Apresenta, ainda, várias ferramentas e tecnologias que foram desenvolvidas na última década para apoiar o Pensamento Computacional em crianças pequenas, incluindo interfaces desconectadas e sem ecrã. Por fim, coloca em discussão a implementação de programas de desenvolvimento do Pensamento Computacional nos países da OCDE e levanta questões sobre equidade e acesso na educação, na utilização das tecnologias.


Fonte: DGE

Sem comentários: