sábado, 19 de dezembro de 2020

Galardão de Compromisso com a Inclusão

O Galardão de Compromisso com a Inclusão (GCI) é uma distinção enquadrada na missão da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial que visa reconhecer, identificar e valorizar organizações/escolas que desenvolvam práticas que reflitam os valores de Inclusão e de respeito pela diversidade. 
A missão da Pró-Inclusão encontra-se ancorada no princípio de que a educação é um direito humano básico e a base sobre a qual se pode construir a paz e impulsionar o desenvolvimento sustentável (UNESCO), projetando o seu plano de ação em linha com as prioridades e compromissos do Quadro de Ação para a Educação 2030, que visa "garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos" (Objetivo 4 da Agenda para a Educação 2030), plasmados na Declaração de Incheon.
Criar uma forma de reconhecimento de práticas, atribuindo um galardão de mérito, é, portanto, dar visibilidade às práticas mais interessantes e que já são uma realidade entre as muitas escolas do nosso país, revelando que esta nasce do seu próprio quotidiano e não de uma exigência externa. Identificar práticas de promoção da inclusão e da diversidade não pretende destacar escolas mas promover uma partilha de abordagens e uma fonte de inspiração para mais e novas práticas. Todas as práticas que vierem a ser partilhadas são relevantes e um importante contributo para compreendermos as abordagens que as escolas portuguesas fazem hoje à promoção dos valores da Inclusão.
Pretendemos que as escolas, através das candidaturas ao GCI, partilhem o que fazem e os desafios que encontram, partilhem as vitórias e as derrotas, os avanços e os retrocessos de uma caminhada que reconhecemos nem sempre terá sido fácil, rumo a uma sociedade cada vez mais plural. Estamos cientes de que os passos dados por cada uma das futuras candidatas, nem sempre terão sido fáceis ou consensuais, nem sempre terão sido produto de investimentos financeiros ou de recursos suficientes e nem sempre terão sido possíveis de colocar em palavras, de uma forma que verdadeiramente comprove toda a riqueza das interações e dos impactos produzidos. Por essa razão, pretenderemos, de igual modo, realçar aqueles que comprovem que existe sempre algo que podemos fazer em qualquer escola ou organização, mesmo com poucos recursos.

Para saber mais sobre como e quando apresentar a candidatura da sua Organização/Escola consulte a nossa página através da seguinte LIGAÇÃO

Sem comentários: