sábado, 2 de novembro de 2019

Intervenção individualizada, precoce e integrada na base dos serviços da UADI

A Fundação AFID Diferença instituída pela AFID - Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência – com 33 anos de existência – criou a UADI em novembro de 2016 – Unidade de Apoio ao Desenvolvimento Infantil –de forma a dar resposta às necessidades relatadas pelos cuidadores de crianças com necessidades especiais. 

A UADI – Unidade de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – é criada de forma a dar resposta às necessidades relatadas pelos cuidadores de crianças com necessidades especiais, tenho por base intervenção precoce, integrada e contínua. Com capacidade para receber semanalmente 12 crianças em contexto de ATL Terapêutico e 30 em contexto de ambulatório, a UADI faz a diferença em todos os serviços terapêuticos e reabilitativos que existem em Portugal e uma das pioneiras na criação do ATL Terapêutico. 

Com o mote de proporcionar até quatro horas diárias de acompanhamento às crianças, o bem-estar delas bem como o apoio às suas competências educativas através da articulação com os serviços de creche, pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, a UADI tem ainda como primordial objetivo a excelência na qualidade dos serviços prestados à criança, à família ou cuidador e sempre sem esquecer da integração nas necessidades terapêuticas, educativas e lúdicas.

Apesar de ter já um serviço bastante complementar com o acompanhamento social, o apoio ao desenvolvimento e o ensino especial que são sempre parte integrante das atividades terapêuticas da criança a UADI destaca-se também por criar um vínculo de segurança e afeto com a criança. 

A UADI recebe crianças dos 0 aos 10 anos de idade nas quais seja evidente a existência de perturbações do desenvolvimento ou o risco de as manifestar e disponibiliza a todas serviços diferenciadores como o ginásio de fisioterapia, gabinetes terapêuticos, carrinhas de transporte adaptadas, jardins sensoriais, auditório, ginásios, centro de medicina física e reabilitação (CMFR) – que conta com uma sala de eletroterapia, tanque de hidroterapia com rampa de acesso e água a 33ºC – tratada à base de bromo – bem como terapia da fala, ocupacional, psicomotricidade e até acupuntura. 

Sobre a Fundação AFID Diferença

A AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebrou em 2018 33 anos de existência. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemorou 13 anos, uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira Instituição da área social, em Portugal, certificada pelas Normas ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A e pelo EQUASS Excellence.
Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende perto de 1500 pessoas – Infância (AFIDKIDS), Pessoas com Deficiência (AFIDREAB) e Pessoas Idosas (AFIDSÉNIOR) - e para as quais trabalham diariamente 211 colaboradores. Trata-se de uma das principais instituições sociais do país – pela dimensão, abrangência e complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica. A AFID enquanto associação de famílias mantém o seu objetivo ao nível da representação dos direitos das famílias e das pessoas com deficiência. 

Fonte: Recebido por correio eletrónico

Sem comentários: