sexta-feira, 4 de outubro de 2019

“Organização do ano escolar na Europa – 2019/2020”

A publicação “The Organisation of School Time in Europe- 2019/2020”, da responsabilidade da Eurydice, dá a conhecer o panorama da calendarização do ano letivo dos 38 países europeus que fazem parte do Programa EU’s Erasmus +. Este relatório dá ênfase a dados organizacionais escolares, a saber, a data de início e a data final do ano letivo, a duração e a data das interrupções letivas e o número de aulas. Este relatório abrange o ensino básico, secundário e superior.

Com os dados constantes neste relatório fica-se a conhecer diferenças e similaridades entre estes países no que diz respeito à organização do ano letivo. A título de exemplo, em 18 destes países o ano letivo começa a 2 de setembro; em cerca de 10 inicia-se em agosto, noutros, nos quais se inclui Portugal, o início ocorre em meados de setembro; em Malta, inicia-se o ano letivo no final de setembro.

Relativamente aos dias de aulas, a maior parte dos países tem entre 170 e 190 dias.

Por fim, é de salientar que a tarefa principal da Eurydice é compreender e explicar como se organizam e funcionam os diferentes sistemas educativos europeus.



Fonte: DGE

Sem comentários: