terça-feira, 1 de outubro de 2019

3.ª edição da Academia FORMEM


A 3.ª edição da Academia FORMEM, uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência (FORMEM) e cofinanciada pelo Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional Para a Reabilitação (INR,I.P.), realiza-se de 21 a 25 de outubro no Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, em Coimbra.
 
A Academia FORMEM é uma semana de conferências e palestras sobre temas relativos à deficiência organizada anualmente com o intuito de estimular a aprendizagem e reflexão de todos os intervenientes e interessados no apoio às pessoas com deficiência e incapacidade.
 
“O número de participantes na Academia FORMEM 2018 superou os do ano transato e a FORMEM espera continuar a motivar este crescimento com programas e oradores que provoquem a participação de todos os possíveis interessados nesta área do conhecimento”, referiu o gestor de projetos desta estrutura federativa, Raul Rocha.
 
São cinco dias com uma programação que vai desde a inclusão socioprofissional de pessoas com deficiência à produção académica e técnica dos apoios dirigidos a este público, passando por uma abordagem aos direitos e ao trabalho, incluindo o efetuado por entidades não-especializadas. “A FORMEM tem tido em atenção, não só as temáticas mais sensíveis e atuais da área da deficiência e inclusão social, com as quais as suas associadas e outras entidades do setor social se deparam, mas também as práticas ‘além fronteiras’ com a vinda recorrente de oradores internacionais”, acrescentou Raul Rocha.
 
A organização considera “fundamental a promoção do networking” e, por isso, pretende também com este evento “proporcionar aos participantes momentos de partilha e discussão entre os mesmos” e, nesse sentido, até contextos como o coffee-break “se traduzem na troca de informação e aprendizagem entre as entidades presentes”. “Além disso, a FORMEM, pelo segundo ano consecutivo, irá dar a oportunidade, no programa da Academia, às associadas apresentarem os seus projetos, ideias ou produtos inovadores”, revelou Raul Rocha.
 
A participação na Academia FORMEM 2019 é sujeita a inscrição até ao dia 17 de outubro através de ficha de inscrição disponível AQUI ou através do email formem.federacao@gmail.com e tem um custo associado de cinco euros por dia para os colaboradores de entidades associadas da FORMEM (as associadas que inscrevam cinco colaboradores têm direito a duas inscrições gratuitas - apenas em pagamentos feitos e faturados às associadas) e de 10 euros por dia para participantes de entidades não-associadas.
 
 
Evento ponto a ponto…

O quê? Academia FORMEM 2019

Quem? Organizada pela FORMEM – Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência e cofinanciada pelo Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional Para a Reabilitação (INR,I.P.)

Onde? Auditório Lufapo, Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), na Rua Coronel Júlio Veiga Simão, 3025-307 Coimbra (a 500 metros da estação de comboios Coimbra B)

Quando? De 21 a 25 de outubro de 2019

Porquê? Para estimular a aprendizagem e reflexão de todos os intervenientes e interessados no apoio às pessoas com deficiência e incapacidade

Programa: AQUI

Resumo: A Academia FORMEM é uma semana de conferências e palestras sobre temas relativos à deficiência organizada anualmente com o intuito de estimular a aprendizagem e reflexão de todos os intervenientes e interessados no apoio às pessoas com deficiência e incapacidade, sendo um espaço privilegiado para networking no setor social.

Objetivos da iniciativa: Potenciar o aprofundamento e a atualização do conhecimento na área da inclusão de pessoas com deficiência, bem como a sua disseminação.

Público-alvo: Profissionais que trabalhem diretamente com pessoas com deficiência e incapacidades, familiares de pessoas com deficiência e incapacidade, estudantes universitários, outras pessoas interessadas.

Inscrição: Obrigatória até ao dia 17 de outubro através de ficha de inscrição disponível AQUI ou através do email formem.federacao@gmail.com e tem um custo associado de cinco euros por dia para os colaboradores de entidades associadas da FORMEM (as associadas que inscrevam cinco colaboradores têm direito a duas inscrições gratuitas - apenas em pagamentos feitos e faturados às associadas) e de 10 euros por dia para participantes de entidades não-associadas.


Mais sobre entidade: A FORMEM – Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência é uma Organização Não Governamental de Pessoas com Deficiência (ONGPD) que representa, atualmente, 50 entidades privadas que desenvolvem de forma permanente ações de formação profissional e emprego destinadas a Pessoas com Deficiência.
 
Para mais informações contactar:
Nome: Raul Rocha (Responsável pela organização do evento)
Telemóvel: 925 142 209
 
Nome: Mário Pereira (Presidente da Direção da FORMEM)
Telemóvel: 938 445 874
 
Hiperligações:


Fonte: Plural&Singular | Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media

Sem comentários: