quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Os Benefícios de Construir Mapas Mentais

Este é um método criado por Tony Buzan, psicólogo inglês, que entendeu as vantagens de se usar um diagrama para sistematizar a informação. Esta viria a ser a forma como equipas começaram a organizar o seu trabalho ou a criar brainstormings. É também uma ferramenta importante para a capacidade de memorização e de relacionar conceitos – auxiliando na compreensão e estudo de determinadas áreas do conhecimento. Esta pode ser uma boa forma de o ajudar a traçar ideias e planos. Descubra connosco as principais características de um mapa mental – e em como pode aprender a fazer o seu próprio mapa mental.

Mapa Mental para Colaboração

Em ambiente de trabalho de equipa existe sempre alguma dispersão quando se trata de partilhar informação entre colegas. O mapa mental pode sistematizar numa só folha as ideias de todos os colaboradores da equipa, conseguindo uma maior organização e coesão de todas as ideias expressas. Por outro lado, a partir deste mapa mental poderá ser desenvolvida uma metodologia de trabalho, tornando o trabalho em equipa mais fácil.

Produtividade e Mapas Mentais

Pela capacidade de muitas pessoas poderem construir um mapa mental, expressando as suas ideias, objetivos ou planos de ação – estes acabam por gerar uma maior produtividade. Por outro lado, o mapa mental também pode funcionar de uma forma mais intuitiva, principalmente quando é necessário relacionar conceitos que parecem distantes. O uso de cores para criar o mapa mental também poderá levar a uma melhor visualização das nossas próprias ideias.

Planeamento através de um Mapa Mental

Por vezes as nossas melhores ideias não se concretizam porque não as colocamos em papel. Construir um mapa mental para planear uma determinada atividade é o primeiro passo para chegarmos aos objetivos que pretendemos. O Mapa Mental é primeira estratégia que podemos ter, principalmente para podermos descrever passos e ganharmos noção da verdadeira dimensão das nossas metas.

Gerar Criatividade com um Mapa Mental

A partir do momento que começamos a usar mapas mentais na nossa vida, também nos começamos a aperceber que estes nos ajudam a gerar novas ideias. Em muitas alturas, seja para estudar, conceber um projeto ou idealizar um livro, os mapas mentais acabam por ser um registo dos nossos pensamentos. De alguma forma, ao sermos capazes de transferir ideias para um mapa mental, muitas vezes de uma forma abstrata, acabamos por proceder a novas ramificações do nosso mapa mental.

Vantagens de um Mapa Mental

O mapa mental permite-nos obter uma visão geral sobre os diversos assuntos e ideias que nos predispomos a criar. É de especial utilidade para os estudantes, porque ajuda a memorizar conceitos que se relacionam entre si. Outras vantagens do mapa mental são a simplicidade e rapidez com que pode ser elaborado. Por outro lado, pode ser até divertido fazê-lo, ajudando a clarificar pontos de vista e situações que possam ser novas na nossa vida.


Fonte: Notícias Universia por indicação de Livresco

Sem comentários: