terça-feira, 6 de dezembro de 2011

AÇÃO: CURRÍCULOS ESPECÍFICOS INDIVIDUAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O Gabinete de Formação da Escola Superior de Educação Almeida Garrett vem, por este meio, informar de que se encontram abertas as inscrições para o Curso de Formação "CURRÍCULOS ESPECÍFICOS INDIVIDUAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA", destinado a Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial, com início previsto para o dia 07 de janeiro/2011, às 14 h. 

PROGRAMA DA AÇÃO 

AÇÃO: CURRÍCULOS ESPECÍFICOS INDIVIDUAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 
CCPFC/ACC—67643/11 Formadora: Mestre Filomena Pereira 
MODALIDADE: Curso de Formação DURAÇÃO: 25 h presenciais CREDITAÇÃO: 1.0 Créditos 
DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial 
PROGRESSÃO EM CARREIRA: Releva para os efeitos previstos no artigo 5º do RJFCP; 
CALENDARIZAÇÃO/HORÁRIO: Turma 1 – 07, 14, 21, 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2012, das 14 h às 19 h 

FUNDAMENTAÇÃO: 
A presente proposta formativa visa proporcionar aos formandos um conjunto de saberes teórico-práticos que lhes permita assegurar uma resposta educativa de qualidade a alunos com necessidades educativas especiais decorrentes de acentuadas limitações cognitivas, a frequentar o ensino obrigatório. 
As metodologias de suporte à concretização das componentes curriculares estão desenhadas de modo a favorecer o desenvolvimento de hábitos de reflexividade crítica orientada para a opimização da capacidade de resolução de problemas. Serão também privilegiados tempos e espaços de socialização e debate de princípios e de ideias promotoras dos ideais da equidade e da inclusão social. 
Esta formação decorre, assim, da necessidade de dotar os formandos de conhecimentos aprofundados sobre o desenvolvimento e implementação de currículos específicos individuais de abordagem funcional e de planos individuais de transição para a vida pós-escolar. 
Com efeito, nos últimos anos, a investigação tem colocado o cerne do processo educativo dos alunos com acentuadas limitações cognitivas na questão da transição para uma vida activa. Estudos recentes têm apresentado estratégias diversificadas envolvendo, não somente as escolas, mas os serviços de ação social e emprego, os recursos da comunidade, as famílias e os próprios alunos. 
É neste contexto que surge a presente formação com o objetivo de oferecer a professores e educadores abordagens que se têm revelado de enorme eficácia na inclusão educativa, social e profissional da população escolar com acentuadas limitações cognitivas. 
De uma forma particular, apontam-se orientações que podem ser adotadas ao nível da escola e que devem informar a atuação dos agentes educativos. No entanto, o âmbito da intervenção preconizada estende-se para além dos edifícios escolares, projetando-se para a vida familiar, para a inserção na comunidade e para as atividades de preparação para a vida pós escolar. 

OBJETIVOS: 
–Identificar claramente o grupo alvo dos currículos específicos individuais; 
–Conhecer os conceitos que norteiam as práticas propostas para o ensino de alunos com acentuadas limitações cognitivas; 
–Conhecer as caraterísticas chave da abordagem funcional do currículo e a forma como pode ser posta em prática nas escolas; 
–Conhecer as estratégias para aplicação de currículos específicos de abordagem funcional; 
–Enquadrar a perspetiva funcional no contexto da educação inclusiva 

CONTEÚDOS: 
–Individualização, diferenciação curricular e inclusão; 
–Qualidade de vida e currículos específicos individuais; 
–Caraterísticas chave dos currículos funcionais; 
–Avaliação e programação; 
–Estratégias pedagógicas favoráveis à aplicação de currículos específicos; 
–Requisitos dos currículos específicos de abordagem funcional; 
–Colaboração dos pais e de elementos da comunidade; 
–Cooperação entre profissionais 

INSCRIÇÃO E FREQUÊNCIA: 
Inscrição em formulário próprio para o efeito ou on-line em www.eseag.pt
Pagamento de duas propinas no valor de 65 € cada. 
O preenchimento das vagas é feito por ordem cronológica do pagamento da 1ª propina. 

LOCAL DE REALIZAÇÃO: 
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ALMEIDA GARRETT 

2 comentários:

Anónimo disse...

O curriculo especifico indivial , aplicado aos alunos NEE, deve-se ter muito cuidado na aplicação desta medida.Todos os intervenientes para a aplicação neste modo de avaliação, ( Dt, prof de educação Especial e Pais), devem fazer uma avaliação da criança a todos os niveis ter mesmo a certeza que esgotaram todas as outras alineas do processo de aprendizagem descrito no dec. 3/2008, que mesmo assim esta alinea de intenções não é totalmente uma forma de inclusão porque muitas escolas e tecnicos e todos os envolvidos muitos não estão preparados tecnicamente para o põr em prática o que significa que colocar num PEI fazer uma boa redação anexado de um CEI , fica ainda muito distante para as familias mais informadas deste procedimento, obrigando as suas familias a assinarem o futuro das crianças antecipadamente "Muito Doloroso".

João Adelino Santos disse...

Concordo com o comentário, pois, para se propor uma mudança de medidas, incluindo o CEI, deve ser efetuada uma avaliação o mais rigorosa possível, por referência à CIF, e explicar muito bem, sobretudo aos pais, as consequências que advirão dessa decisão para o futuro do aluno. No fundo, esta medida "corta" as bases de progresso formativo do aluno, salvo se, numa fase posterior, for encaminhado para formação profissional especial.
De facto, é uma medida muito restritiva que exige muita ponderação na sua aplicação.