terça-feira, 14 de setembro de 2010

Escola "não abandona os alunos"

Numa entrevista, publicada no Público, a Ministra da Educação, afirma convictamente que a realidade  educativa é desconhecida da generalidade da opinião pública. Isso permite-lhe proferir afirmações completamente desfasadas da realidade. De facto, a Ministra da Educação está mal informada. Vejamos:
P- Não deixa de ser notório o contraste do retrato que faz com o de uma avaliação do Conselho Nacional de Educação, em que se diz que "somos quase o único país europeu que não encontrou soluções para apoiar os alunos" com dificuldades.
ME- Nós damos apoio aos alunos, aos que têm dificuldades, aos que têm necessidades educativas especiais; damos em vários domínios. Somos um país que dá apoio aos alunos. Não me revejo nessa citação. É uma questão de conhecimento da realidade e não de optimismo. Os professores estão muito atentos e investem muito nos alunos com dificuldades.

A realidade, pelo menos a "nossa" realidade, revela que os apoios foram cortados: 
- no âmbito da intervenção do Centro de Recursos para a Inclusão, de 8 horas de serviço de psicologia passámos para zero (!!); 
- após a avaliação da implementação do projecto, verificámos que, dado o aumento de alunos, necessitaríamos de mais horas de terapia ocupacional. Perante isso, a DREC atribuiu as mesmas 3 horas, onde se incluem as deslocações da terapeuta; 
- de terapia da fala, dadas as carências, solicitámos mais horas, tendo sido atribuídas as mesmas, não sendo, porém, suficientes para dar resposta a todos os alunos;
- o agrupamento tinha um psicólogo contratado. Até à data, ainda nada se sabe quanto à abertura de novo concurso, encontrando-nos sem essa valência.
Enfim... é a realidade diferente da Ministra da Educação!

5 comentários:

nely disse...

Concordo inteiramente. No meu Agrupamento temos 52 alunos na educação especial e somos apenas 5 docentes, sendo que 2 deles estão a trabalhar na Unidade de Apoio à Multideficiência. Assim, apenas 3 docentes no terreno com uma vasta área geográfica e os vários níveis de ensino.É evidente que são vários os alunos que ficam sem apoio directo da educação especial e o nº de alunos em apoio directo é de 7/8 por docente.Quanto a terapias, este ano nada sabemos. No ano anterior tivemos terapia da fala,fisioterapia e terapia ocupacional sendo destinada exclusivamente aos alunos da Unidade. Estas terapeutas vinham apenas 5h por semana. Psicologia...não temos...como vês não estamos melhor que vocês...

João Adelino Santos disse...

Olá Nely. O problema é que ou a Ministra da Educação mente declaradamente, tentando iludir a opinião pública, ou está mal assessorada (duvido!!). Era bom que passasse pelos agrupamentos e verificasse a situação real, vivida e sentida diariamente!!
Apesar de tudo, bom trabalho e bom ano lectivo!

Atena disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Nsto0NMz_BA

Olá, Prof João, cá estou após umas férias tranquilas. Espero que as suas tenham sido igualmente boas.
O link acima, é o comunicado da Srª. Ministra da Educação naquele que é o seu discurso de inicio de ano lectivo para as escolas e supostamente para TODOS os alunos. Na minha modesta opinião, parece apenas dirigir-se a alguma espécie de elite de alunos, dando a entender que talvez não conheça bem a diversidade que se pode encontrar, nas escolas deste país. Particularmente, como mãe de uma criança com NEE's, lamento que a prezada Srª. Ministra, não tivesse tido uma palavra para os nossos filhos e para nós, que de acordo com um Decreto do governo do qual faz parte, estão também colocados pelo 3º.ano consecutivo nas escolas públicas, que se pretendem inclusivas. O exemplo vem de cima, e de cima, senti neste discurso uma espécie de "desprezo" total... Um discurso que a mim me sabe todo ele a superficial, a irreal... Insuficiente para a diversidade de alunos nas escolas (com ou sem NEE's), e demasiado virado para objectivos e estatísticas que se querem cumprir apenas com boas notas...
Como eu gostava - (e secalhar muitos outros pais em geral) - de ver a responsável máxima da educação, acrescentar ao seu discurso palavras sobre educação de valores, educação para a cidadania, respeito e solidariedade - A HUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO seria muito positiva ao sistema, às sociedades e ao mundo, e em grande parte estes ensinamentos não vêm nos livros, Adquirem-se das experiências, daquilo que vemos e sentimos, com quem lidamos, que caminhos nos indicam... E nisto as crianças com necessidades educativas especiais, teriam muito a ensinar numa escola verdadeiramente inclusiva, que eu desejava tanto, também pudesse retribuir às nossas crianças com Necessidades Educativas Especiais, os ensinamentos de que também eles tanto precisam!
Um abraço e até breve...

Atena disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Nsto0NMz_BA

Olá, Prof João, cá estou após umas férias tranquilas. Espero que as suas tenham sido igualmente boas.
O link acima, é o comunicado da Srª. Ministra da Educação naquele que é o seu discurso de inicio de ano lectivo para as escolas e supostamente para TODOS os alunos. Na minha modesta opinião, parece apenas dirigir-se a alguma espécie de elite de alunos, dando a entender que talvez não conheça bem a diversidade que se pode encontrar, nas escolas deste país. Particularmente, como mãe de uma criança com NEE's, lamento que a prezada Srª. Ministra, não tivesse tido uma palavra para os nossos filhos e para nós, que de acordo com um Decreto do governo do qual faz parte, estão também colocados pelo 3º.ano consecutivo nas escolas públicas, que se pretendem inclusivas. O exemplo vem de cima, e de cima, senti neste discurso uma espécie de "desprezo" total... Um discurso que a mim me sabe todo ele a superficial, a irreal... Insuficiente para a diversidade de alunos nas escolas (com ou sem NEE's), e demasiado virado para objectivos e estatísticas que se querem cumprir apenas com boas notas...
Como eu gostava - (e secalhar muitos outros pais em geral) - de ver a responsável máxima da educação, acrescentar ao seu discurso palavras sobre educação de valores, educação para a cidadania, respeito e solidariedade - A HUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO seria muito positiva ao sistema, às sociedades e ao mundo, e em grande parte estes ensinamentos não vêm nos livros, Adquirem-se das experiências, daquilo que vemos e sentimos, com quem lidamos, que caminhos nos indicam... E nisto as crianças com necessidades educativas especiais, teriam muito a ensinar numa escola verdadeiramente inclusiva, que eu desejava tanto, também pudesse retribuir às nossas crianças com Necessidades Educativas Especiais, os ensinamentos de que também eles tanto precisam!
Um abraço e até breve...

João Adelino Santos disse...

Olá
Bem-vinda!
Já comecei de ver o discurso da Ministra mas não consigo terminá-lo. O ar de superioridade, a infantilização do discurso, o optimismo irreal, o sorriso artificial... revoltam-me e levam-me a ignorá-la enquanto Ministra desgovernante!
Quanto às suas considerações, subscrevo-as!
Volte sempre!
Abraço
João Adelino