sábado, 25 de setembro de 2010

Matrículas online para o 1.º ano do ensino básico a partir de Janeiro



Em declarações à Lusa a propósito das medidas para o sector previstas na Agenda Digital 2015, João Trocado da Mata indicou que, através do Cartão do Cidadão, os pais poderão aceder a uma plataforma electrónica, a partir de Janeiro de 2011, e inscrever os filhos que no próximo ano lectivo vão iniciar o ensino básico.
Por outro lado, acrescentou o governante, a partir de 2012 serão disponibilizados no Portal da Educação espaços pessoais para os encarregados de educação acompanharem a vida escolar dos educandos, nomeadamente os resultados, as faltas e os sumários da matéria leccionada.
João Trocado da Mata sublinhou que, depois da modernização dos estabelecimentos de ensino, efectuada nos últimos quatro anos através do Plano Tecnológico da Educação, "o desafio que se coloca agora é o de tirar partido do investimento realizado".
"Ou seja, através de disponibilização de serviços e de conteúdos, integrando as tecnologias no processo de ensino e aprendizagem”, referiu, lembrando a ligação das escolas à Internet em fibra óptica e o apetrechamento informático com computadores ou quadros interactivos.
Certificados de habilitações online
No âmbito da Agenda Digital 2015, outro dos projectos passa pela disponibilização online dos certificados de habilitações também para as empresas empregadoras, que vão poder aceder a estes documentos.
Outra novidade é o "Tutor Virtual da Matemática", uma plataforma online de apoio ao ensino e à aprendizagem da disciplina, que arrancará este ano lectivo com um projecto-piloto em três agrupamentos de escolas, mas que até 2015 estará generalizado.
O Governo pretende ainda apostar na disponibilização de cadernos de exercícios virtuais e no aumento dos recursos educativos disponíveis no Portal das Escolas, através dos projectos da biblioteca digital, ciberescola da língua portuguesa e da plataforma virtual de aprendizagem.
Sobre o Plano Tecnológico da Educação, João Trocado da Mata afirmou não ter dúvidas de que Portugal se encontra entre os países mais avançados da Europa no que toca à modernização tecnológica dos estabelecimentos de ensino.

Sem comentários: