sexta-feira, 29 de março de 2019

Mini-olimpíadas de Braga promoveram a Educação Inclusiva

A quinta edição das Mini-olimpíadas Escolares traduziu-se numa festa do desporto inclusivo que juntou, esta manhã, 254 alunos no Pavilhão da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar. Nesta iniciativa participaram alunos do ensino básico de 12 Agrupamentos de Escolas do concelho de Braga, mas também de escolas de Vila Verde, Prado, Amares, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.

Vaivém com obstáculos, lançamento de bola medicinal, saltos steps, lançamento do peso, corrida de velocidade, estafetas, voleibol sentado, lançamento de precisão e Boccia, foram as modalidades em evidência nesta jornada desportiva que promoveu a educação inclusiva nas escolas.

Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, marcou presença na cerimónia de abertura desta iniciativa que decorreu no âmbito do programa “Aprender com a Diferença”. “Independentemente da complexidade de cada necessidade, todos são importantes e o respeito pela diversidade humana e pela individualidade de cada um são os alicerces fundamentais de uma educação para todos”, referiu a vereadora, destacando a grande adesão das escolas a esta iniciativa, “na primeira edição estiveram presentes 112 alunos, passados cinco anos temos 254 participantes e mais escolas envolvidas”, continuou.

Durante a manhã de provas, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir os testemunhos do presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, do presidente da Federação Portuguesa de Desporto para a Pessoa com Deficiência, Mário Jorge Ribeiro Lopes, e do atleta Paralímpico do SC Braga, Luís Caravana, padrinho do evento.

“A inclusão é um direito de todos, e, como cidadãos é nosso dever estarmos conscientes das possibilidades desta inclusão nas escolas. A inclusão possibilita que todos, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade”, concluiu Lídia Dias.

Estas Mini-olimpíadas foram realizadas em colaboração com a Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga, a Coordenação da Escola do Boccia do SC Braga, Coop21, Universidade do Minho e Escola Profissional de Braga, parceiros sociais da autarquia bracarense.

Fonte: Bragatv por indicação de Livresco

Sem comentários: