quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Programa de atividades no Centro Colombo no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, o Centro Colombo vai receber várias iniciativas na Praça Central de forma a sensibilizar a sociedade para combater os preconceitos existentes e para a necessidade de construir uma sociedade inclusiva.

Lisboa sem Limites é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa/Departamento para os Direitos Sociais em parceria com o Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (CMIPD) e com o Instituto Nacional para a Reabilitação, IP (INR, IP) que pretende reunir e envolver a comunidade e mostrar que a deficiência não impede as pessoas de gerirem as suas vidas ativamente, seja no plano político, económico, social ou cultural.

A Cerimónia de Abertura, às 10h00, marca o arranque da iniciativa Lisboa sem Limites com a realização de várias atividades para as quais todos os jovens, com ou sem deficiência, são convidados a participar, nomeadamente a Carta ao Pai Natal em Braille, Canções de Natal em língua gestual portuguesa, Mensagem de Natal com recurso ao jogo EKUI e Atelier de Pintura. A sessão oficial da iniciativa está agendada para as 14h00 e vai contar com a presença do vereador do Pelouro da Educação, Saúde, Direitos Sociais e Cidadania, Ricardo Robles, seguindo-se a apresentação de vários espetáculos, desde a música à dança passando também por teatro. 

A par desta iniciativa também a Semear Mercearia – projeto que nasce da necessidade de formar pessoas com dificuldade intelectual e do desenvolvimento, de as capacitar socio profissionalmente no sector agroalimentar e da necessidade de criar emprego – vai estar na Praça Central e permitir que mais pessoas tenham contacto e adquiram com os produtos preparados através de receitas gourmet como doces, compotas e chutneys, temperos e patés, vinhos e licores, biscoitos, enchidos e queijos.

Este evento tem como principal objetivo sensibilizar e combater as barreiras sociais eliminando o preconceito, desinformação e desconhecimento das capacidades da pessoa com deficiência para a necessidade de construir uma sociedade inclusiva.

No dia 3 de dezembro, entre as 10h00 e as 18h00, na Praça Central do Centro Colombo realizam-se várias iniciativas no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Programa Lisboa Sem Limites:
10H00| Cerimónia de Abertura
10H30 – 12H30| Carta ao Pai Natal; Canções de Natal em língua gestual portuguesa; Mensagem de Natal com recurso ao jogo EKUI e Atelier de pintura
14H00| Cerimónia de Abertura
14H30| Exibição dos bastidores da peça de teatro “Todos em Palco” – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM)
15H30| Espetáculo de dança “Pé de Dança” – APPACDM de Lisboa
15H45| Peça de teatro “A Quinta do Bonifácio” – CERCI de Lisboa
16H30| Espetáculo de dança “AFID Dance” – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente (AFID)
16H50| Performance de “Banda de Música” – Federação Portuguesa de Autismo
17H15| Espetáculo de dança “Dueto” – Fundação LIGA
17H35| Cerimónia de Encerramento

Sem comentários: