sexta-feira, 12 de maio de 2017

Escola de Saúde de Viseu promove jantar 'às cegas' para sensibilizar comunidade

A Escola Superior de Saúde de Viseu está a preparar um jantar 'às cegas', onde a comunidade é convidada a alimentar-se de olhos vendados, de forma a ser sensibilizada para a vida quotidiana de pessoas com necessidades especiais.

De acordo com Carlos Albuquerque, da comissão organizadora, esta é uma iniciativa que terá lugar a 15 de maio, Dia Internacional da Família, e que procura "sensibilizar a comunidade para aquilo que é uma necessidade básica e humana que é o ver".

"As pessoas ditas normais são colocadas numa sala escura, apenas com uma vela ou outra, com vendas próprias, para perceberem como é que se conseguem orientar e alimentar sem visão, seja pelo tato ou pelo olfato. Provavelmente vamos ter copos entornados", apontou.

Esta iniciativa terá lugar por volta das 20:00 no Restaurante Dux Palace, em Viseu, sendo antecedida da conferência "Famílias: Impacto, Desafios e Processo de Inclusão da Pessoa com Necessidade Especiais".

"Ao longo do dia iremos sensibilizar a comunidade familiar e a comunidade, entenda-se Estado, para o que muitas famílias passam e que são autênticos flagelos. Hoje em dia, uma criança que nasça com problemas no parto, que tenha um TCE [traumatismo cranioencefálico] muito enraizado, é o caos naquela família", acrescentou.

A sessão de abertura da conferência está agendada para as 09:30, no auditório da Escola Superior de Saúde de Viseu, seguindo-se os trabalhos com comunicações distribuídas por quatro mesas temáticas.

A primeira mesa terá como oradora a professora da Universidade de Coimbra, Luciana Sotero, que abordará o tema "Famílias, Conceitos, Tipologias e Funções", enquanto que a segunda mesa será da responsabilidade do médico do Hospital Pediátrico de Coimbra Filipe Palavra, que abordará a "Doença Crónica em Pediatria: o Caso da Paralisia Cerebral".

Durante a tarde, marcarão presença Marta Balula, da Associação Raríssimas; Prazeres Domingues, da Associação Portuguesa para as Perturbações do Autismo; e Sara Lourenço, da ACAPO Viseu, para debater a "Inclusão na Sociedade da Pessoa com Necessidades Especiais", para além de se refletir sobre o papel das autarquias, com o vice-presidente da Câmara Viseu, Joaquim Seixas; e o presidente da Junta Freguesia de Viseu, Diamantino Santos.

A quarta mesa abordará a "Enfermagem de reabilitação: Transversalidade e Continuidade no cuidar da pessoa com necessidades especiais".

O evento inclui também testemunhos na primeira pessoa sobre as dificuldades de mobilidade, um espaço de divulgação de novas ajudas técnicas e um momento musical do Grupo 6 Cordas da APPACDM - Viseu.

O evento científico é organizado pelos docentes Rosa Martins e Carlos Albuquerque e os discentes do VI CMER, em parceria com a Câmara Municipal de Viseu e a Junta de Freguesia de Viseu.

Fonte: DN por indicação de Livresco

Sem comentários: