segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Treino da velocidade leitora muda circuitos do cérebro em crianças com dificuldades de leitura

INTRODUÇÃO
A dislexia é caracterizada por uma leitura lenta e com erros de precisão. Estudos anteriores demonstraram que o Programa de Aceleração de Leitura (PAL) melhora a velocidade e a precisão da leitura em crianças e adultos com dislexia e em leitores típicos de diferentes ortografias. No entanto, o efeito de PAL sobre o circuito neural de leitura não tinha sido definido. Nopresente estudo, os autores examinaram o efeito do programa (PAL) em regiões de interesse no circuito neural para a leitura utilizando uma tarefa de decisão lexical durante fMRI em crianças com dificuldades de leitura e em leitores típicos.

METODOLOGIA
Crianças (8-12 anos) com dificuldades de leitura e leitores típicos foram estudados antes e após 4 semanas de treino com o PAL em ambos os grupos.

RESULTADOS
Além de melhorias na velocidade de leitura oral e em silêncio, os ganhos relacionados o treino foram associados a uma maior ativação do hemisfério esquerdo em crianças com dificuldades de leitura e leitores típicos. No entanto, apenas as crianças com dificuldades de leitura apresentaram melhorias na compreensão leitora, que foram associadas a um aumento significativo na ativação do lobo frontal direito.

CONCLUSÕES
Os resultados demonstram efeitos diferenciais do PAL em circuitos neurais que suportam a leitura em crianças com dificuldades de leitura e em leitores típicos e sugerem que a intervenção pode estimular o uso de circuitos neurais típicas para a leitura e envolver as vias de compensação para suportar a leitura no cérebro em desenvolvimento de crianças com dificuldades de leitura.

Traduzido por: Associação Portuguesa de Dislexia - DISLEX

Via FB

Sem comentários: