quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ONU assinala 25º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

É inegável que o mundo é um lugar muito melhor para as crianças do que foi há 25 anos , quando a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (CDC) . No aniversário da Convenção, a ONU pode-se orgulhar de muitas conquistas - de um declínio na mortalidade infantil para o aumento da matrícula escolar. Infelizmente, as crianças com deficiência intelectual raramente foram tidas em conta na definição de políticas destinadas a promover e a proteger os direitos das crianças ou garantido que as suas vozes fossem ouvidas em questões que afetam diretamente as suas vidas. As crianças com deficiência ainda estão trancadas em camas-jaula em países da Europa, como um relatório recente da BBC mostra, ou são abertamente discriminadas nas políticas de desinstitucionalização, na Roménia, por exemplo.
Portanto, Inclusion Europe, a principal organização que representa as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias a nível europeu, congratula-se com o foco na participação da criança em toda a comunicação das Nações Unidas relacionado com o aniversário de 25 anos. "Vamos parar de falar de "permitir" a participação dos jovens - é , em primeiro lugar, um direito da criança ", afirmou o Comité da ONU sobre os Direitos da Criança em comunicado de imprensa de 19 de novembro . (...) Assim, é fundamental que as crianças com deficiência intelectual e outros estejam envolvidos em todas as fases dos processos de políticas que afetam as suas vidas e são dadas informações acessíveis à participação plena e significativa.

Enquanto os tratados como o Terceiro Protocolo Facultativo ao CRC sobre o Procedimento de Comunicação são valiosos no fornecimento de uma tomada para que as crianças denunciem os Estados que tenham violado os seus direitos, as Nações Unidas devem garantir que essas ferramentas estejam igualmente disponíveis para crianças com deficiência intelectual. Todas as informações destinado a crianças, incluindo o Kit de Ferramentas Advocacia e o texto do Protocolo Facultativo, devem estar disponíveis para ler ou em formato alternativo, incluindo o uso de ferramentas visuais ou auxiliares.

É, portanto, tempo para uma celebração - baseada no reconhecimento das realizações, mas com o reconhecimento de limitações. Muito mais precisa de ser feito para melhorar as vidas das crianças com deficiência no mundo todo, mas o Inclusion Europe continuará a trabalhar em estreita colaboração com as Nações Unidas para garantir que as coisas estão indo na direção certa .

Para mais informações, entre em contacto com Silvana Enculescu , Inclusion Europe Communications Manager , em s.enculescu@inclusion-europe.org

Fonte: Recebido por correio eletrónico com tradução livre mas acessível aqui.

Sem comentários: