quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Governo já aprovou sete anos obrigatórios de Inglês

Os alunos do 3.º ano vão passar a ter mais duas horas no currículo obrigatório e alguns professores poderão já este ano começar a receber formação para ensinar Inglês a estas crianças. Não havia discurso, nos últimos tempos, em que o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, não sublinhasse que iria introduzir no currículo sete anos consecutivos e obrigatórios de Inglês, a partir do 3.º ano e em 2015. A medida foi aprovada nesta quinta-feira em Conselho de Ministros e o governante voltou a afirmar que, para garantir o recrutamento de docentes, vai ser aberto um concurso extraordinário e, para assegurar a formação, entre outras propostas, será criado um mestrado.

De acordo com o calendário estabelecido, todos os alunos que entrem no 3.º ano em 2015/2016 terão obrigatoriamente pelo menos duas horas semanais de Inglês. Segundo o comunicado divulgado após o Conselho de Ministros, as escolas que o conseguirem, poderão, “de acordo com os recursos disponíveis e no âmbito da sua autonomia, proporcionar o complemento ou a iniciação anterior do estudo desta ou de outras línguas estrangeiras”. Ainda de acordo com a mesma nota, “para harmonizar e tornar coerente todo o ensino da língua inglesa, serão estabelecidas metas curriculares sequenciais a partir do 3.º ano de escolaridade, ajustando-se as metas já estabelecidas para o 2.º e 3. ciclos”.

Nuno Crato garantiu que não será retirado tempo a disciplinares nucleares para introduzir as duas horas: “São acrescentadas duas horas ao tempo curricular e serão reduzidas duas horas ao tempo das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). O tempo total na escola para aqueles alunos que adotam as AEC, que são a maioria neste momento, mantém-se. Mas parte desse tempo é deslocado para tempo curricular e as AEC ficam aliviadas.” O ministro salientou ainda que a docência da disciplina será feita em regime de coadjuvação. (...)

Sem comentários: