sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Dislexia em destaque nas «Conversas de Graúdos sobre Miúdos»

A próxima sessão do ciclo «Conversas de Graúdos sobre Miúdos» decorre na biblioteca municipal de Loulé no próximo dia 12 de novembro, às 18:30 horas, subordinada ao tema «Dislexia: compreender para intervir». 

Este ciclo, que decorre mensalmente até junho de 2015, é dirigido a pais, professores, educadores e público em geral. 

A dislexia é uma perturbação de origem neurobiológica que se traduz em dificuldades específicas na leitura e na escrita, as quais são identificadas, geralmente, no decurso da alfabetização. Trata-se de uma falha no processo de aquisição da linguagem, mais especificamente no processamento da informação de origem fonológica, sem quaisquer causas culturais, intelectuais e/ou emocionais. 

Os indivíduos disléxicos possuem um nível de inteligência normal, muitas vezes acima da média, e uma grande aptidão para determinadas áreas; as suas dificuldades de aprendizagem manifestam-se numa discrepância entre o seu potencial intelectual e o seu desempenho escolar, causando, usualmente, baixa autoestima e insegurança. 

Assim, para além de compreender e integrar o conceito de dislexia, é urgente dotar os pais, os educadores, os docentes e demais profissionais de educação de ferramentas que lhes permitam, por um lado, perceber os sinais de alerta e atenuar os efeitos desta problemática e, por outro, contribuir para a melhoria contínua do desempenho das crianças disléxicas. 

Nesta sessão serão abordadas várias temáticas relacionadas com este transtorno de aprendizagem, desde as metodologias e estratégias de ensino mais adequadas, passando pela atuação dos docentes, quer de ensino regular quer de educação especial, e pelo envolvimento parental, até à avaliação autêntica do aluno disléxico. 

O tema será abordado por Sandra Correia, professora de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Engenheiro Duarte Pacheco e do Centro de Formação de Associação de Escolas «Do litoral à serra». 

É especializada em Problemas de Cognição e Multideficiência e em Ciências da Educação e da Formação e mestre em Ciências da Educação e da Saúde. 

Formadora dos CFAE, no âmbito da Educação Especial, tem vasta experiência na coordenação concelhia e distrital da Educação Especial (10 anos na DREAlg). 

Após a apresentação de uma exposição acerca do tema, com a duração de aproximadamente 45 minutos, haverá espaço para conversa e partilha de ideias com o público presente. 

A sessão tem entrada livre. Confere-se declaração de presença.

In: Diário online por indicação de Livresco

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