terça-feira, 21 de outubro de 2014

Homem paralisado volta a andar depois de uma terapia pioneira

Um tratamento pioneiro que envolveu autotransplantes de dois tipos de células permitiu a regeneração da espinal medula de um homem que tinha ficado paralisado do peito para baixo, segundo um artigo publicado nesta terça-feira na revista Cell Transplantation.

Darek Fidyka, um búlgaro de 40 anos, foi esfaqueado na coluna em 2010. Desde então, ficou paralisado do peito para baixo. Há dois anos, foi submetido a um procedimento médico experimental para tentar regenerar a lesão da coluna espinal.

A experiência passou por dois autotransplantes feitos por cirurgiões na Polónia com a colaboração de cientistas britânicos. A equipa usou um tipo de células do bolbo olfativo e tecido nervoso retirado do tornozelo.

No tecido nasal, aquelas células fazem a regeneração contínua das células do bolbo olfactivo que permitem cheirar. Os cientistas usaram-nas agora na coluna espinal com o intuito de ajudar a regenerar esse tecido nervoso.

O tratamento foi acompanhado por fisioterapia cinco dias por semana, cinco horas por dia. Cerca de três meses depois da operação, Darek Fidyka apercebeu-se de que o tratamento tinha corrido bem quando a perna esquerda começou a ganhar músculo, avança a BBC News.

Seis meses após o tratamento, o búlgaro deu os primeiros passos, apoiado em barras paralelas, com ortóteses para as pernas e a ajuda de um fisioterapeuta. Agora, passados dois anos da operação, já consegue caminhar fora do Centro de Neuro-reabilitação Akson, em Vratislávia, na Polónia, com a ajuda de um andarilho. Além disso, recuperou parcialmente a sensação da bexiga e dos intestinos e a função sexual.

“É uma sensação incrível”, disse Darek Fidyka, citado pela BBC News. “Quando não se consegue sentir quase metade do corpo, está-se impotente. Mas quando as sensações começam a voltar é como se nascêssemos de novo.”

Sem comentários: