quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Colaboradores do IPLeiria e da Câmara Municipal de Óbidos “juntos pela inclusão”

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a Câmara Municipal de Óbidos organizam uma iniciativa conjunta no próximo dia 30 de outubro, dedicada ao tema da inclusão. “O IPL e a cidade juntos pela Inclusão” é o mote para um dia em Óbidos, onde serão realizadas atividades diversas, dirigidas a colaboradores das escolas, unidades e serviços do IPLeiria, e funcionários da Câmara Municipal de Óbidos.

«Ao descobrir a nossa região através dos nossos sentidos, com um olhar crítico, estimulamos a capacidade de entender e aceitar a diferença. Somos todos diferentes em termos físicos, intelectuais e culturais», refere Márcio Duarte, colaborador do IPLeiria. «Neste evento conseguimos colocar os participantes na pele de quem tem limitações e, deste modo conseguimos identificar defeitos e virtudes, na forma como as estruturas da região estão desenhadas para lidar com essa diferença, e propor sugestões de melhoria», acrescenta.

Cada participante é convidado a fazer um donativo a favor da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) – delegação distrital de Leiria, de acordo com o cariz social desta ação inclusiva. «A Associação Portuguesa de Deficientes foi selecionada por todo o trabalho que tem desenvolvido e impulsionado, ao nível do desporto adaptado», salienta Márcio Duarte.

O dia inicia-se com um peddy-paper às 10h00, em Óbidos, e o almoço partilhado está marcado para as 13h00, seguido de uma atividade surpresa às 15h00. A iniciativa conjunta termina com uma sessão de reflexão sobre o tema da inclusão, que conta com a participação de Célia Sousa, coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do IPLeiria, de Nuno Mangas, presidente do IPLeiria, e de um representante da Câmara Municipal de Óbidos.

Dar a conhecer a região em ambiente de convívio e aprendizagem, permitir que os participantes criem e desenvolvam laços de proximidade e empatia entre si, e entender as diferenças de todos, são os principais objetivos desta iniciativa. A organização do evento pertence aos Serviços de Recursos Humanos, aos Serviços de Documentação e Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do IPLeiria, e insere-se no âmbito no tema IPL (+) GLOBAL, que destaca a crescente internacionalização, globalização e acessibilidade do IPLeiria. 

A Associação Portuguesa de Deficientes visa promover e desenvolver a prática do desporto adaptado junto de atletas com deficiência motora, e dar continuidade à dinamização de alguns desportos que atualmente são praticados por pessoas com deficiência. O trabalho desta organização passa também por analisar a importância do desenvolvimento físico e psicológico dos atletas, e do papel fundamental do desporto ao nível da sensibilização da sociedade para as capacidades e potencialidades das pessoas com deficiência. A APD tem conquistado alguns prémios e distinções nacionais.

Para mais informações contactar:
Midlandcom – Consultores em Comunicação
Ana Frazão Rodrigues * 939 234 508 * 244 859 130 * afr@midlandcom.pt
Ana Marta Carvalho * 939 234 518 * 244 859 130 * amc@midlandcom.pt

Recebido por correio eletrónico

Sem comentários: